Acessa SP realiza pesquisa para conhecer usuário

Questionário será aplicado de 3 a 9 de dezembro

sex, 30/11/2012 - 14h04 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado, realizará na próxima semana, do dia 3 ao dia 9 de dezembro, a POnline, uma pesquisa realizada anualmente com usuários do programa.

O questionário de até 60 perguntas contempla aspectos cotidianos e socioeconômicos dos cidadãos que frequentam os postos do Acessa SP em todo o Estado. A pesquisa é feita pelos próprios monitores para um grupo aleatório de usuários.

Com a POnline, o Acessa SP consegue conhecer as necessidades e expectativas, hábitos e atitudes do usuário em relação ao programa e à internet, além da avaliação que é feita do programa. Desta maneira o Acessa SP pode continuar melhorando o atendimento oferecido ao cidadão.

A pesquisa proporciona dados bastante relevantes. Em 2011, por exemplo, foram recebidos 6.439 questionários que revelaram que 78% dos entrevistados utilizam o Acessa SP para procurar emprego. Outros serviços muito procurados são os de governo eletrônico, como consulta ao CPF e à Nota Fiscal Paulista, utilizados por 79% dos usuários.

Temas como descarte de lixo eletrônico também são discutidos na pesquisa. O levantamento realizado no ano passado apontou que a maioria dos usuários entrevistados ainda não realiza o conhece a forma correta de descarte do lixo eletrônico e jogam pilhas e baterias de celulares no lixo comum.

Estes dados são importantes na medida em que contribuem para o conhecimento dos hábitos dos frequentadores dos postos, podendo ser utilizados em futuros projetos de conscientização da população.

Os resultados da pesquisa de 2012 serão compilados e apresentados ao público entre os meses de março e abril de 2013.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que já ultrapassou a marca de 66,5 milhões de atendimentos.

Desde a sua fundação, em 2000, são 2,5 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, estão em funcionamento 687 postos em 554 municípios, com mais de 6,1 mil computadores e 1,1 mil monitores. O objetivo do Governo é levar pelo menos um posto do Acessa São Paulo a todos os 645 municípios do Estado até 2014.

Da Secretaria de Gestão Pública