Acessa SP ajuda paulistas a se inscreverem para voluntários da Copa do Mundo

Programa de inclusão digital do Governo do Estado já colocou em sua página um banner anunciando o programa para seus milhares de usuários

ter, 21/08/2012 - 17h22 | Do Portal do Governo

O Comitê Organizador Local (COL) lançou nesta terça-feira, 21, em Salvador, o processo de seleção de voluntários para atuar na Copa das Confederações da FIFA 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Para estimular a participação dos paulistas, o Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, já colocou em sua página um banner anunciando o programa para seus milhares de usuários em 672 unidades. Ao clicar no banner, o usuário é redirecionado ao site www.fifa.com, onde são feitas as inscrições.

O posto do Acessa SP no Parque da Juventude, zona norte da capital, marcou o início das inscrições. “O banner inserido na homepage do Acessa SP é uma forma de incentivar a participação do cidadão paulista, já que o programa tem milhares de usuários e já chegou a 682 unidades no Estado. É mais uma maneira de contribuir para que São Paulo marque presença com seus voluntários em um dos eventos mais importantes do mundo”, explica o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

“Ser voluntário na Copa é uma forma de participar do evento, uma vez que poucos estarão nos estádios. O trabalho voluntário permite uma troca cultural muito rica, e no caso de um evento como esse faz com que a pessoa se orgulhe de ser brasileiro”, diz Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e coordenador do Comitê Paulista.

Inscrições

Os interessados em doar um pouco de seu tempo e dedicação poderão pleitear uma das aproximadamente 6 mil vagas na Copa das Confederações e 18 mil para a Copa do Mundo para trabalhar em ações ligadas ao evento e aos estádios em todo o Brasil.

As inscrições estarão abertas por 30 dias e são apenas a primeira etapa do processo. O candidato passará por entrevistas e treinamentos até estar apto a integrar a equipe. O voluntário deverá se comprometer a se dedicar ao evento com exclusividade durante 20 dias.

Para se candidatar é preciso ter no mínimo 18 anos completos antes do início do evento e escolher em qual das 12 cidades-sede pretende atuar. O candidato irá informar sua área de trabalho de preferência, e será avaliado de acordo com suas habilidades e qualificações.

É importante destacar que o COL não se responsabiliza por viagens e hospedagem caso o candidato resida em outro município. Durante o período de trabalho será oferecido auxílio transporte e alimentação.

Os voluntários selecionados pelo COL trabalharão na orientação dos eventos oficiais da Copa. Haverá outra equipe de voluntários, sob coordenação do governo federal e das sedes, para atuar de maneira complementar em áreas como informações turísticas e orientação de trânsito.

O site do Acessa SP é o www.acessasp.sp.gov.br.

Da Secretaria de Gestão Publica e do Comitê Paulista da Copa de 2014