Acessa SP abre inscrições para cursos gratuitos e oficinas de férias

Interessados devem procurar o programa entre terça, 26, e quinta, 28 de junho

dom, 24/06/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado, está com as inscrições abertas para mais um ciclo de oficinas gratuitas, referentes ao mês de julho.

As inscrições acontecem durante três dias: 26, 27 e 28 de junho, no posto do Parque da Juventude, das 9h às 17h. É necessário apresentar o RG no ato da matrícula.

As aulas terão início no dia 2 de julho, também no Parque da Juventude. São 180 vagas disponibilizadas para oito modalidades: “Introdução à Informática Básica”, “Internet Básica”, “Montagem e Manutenção de Micro Computadores”, “Faça histórias em quadrinhos com fotografia”, “Seja livre, use Linux”, “Práticas em Inglês”, “Inglês na Net” e “Libras Noite”.

Oficinas de férias

Entre as oito modalidades oferecidas, duas são novidades oferecidas para quem está de férias: “Faça histórias em quadrinhos com fotografia” e Inglês na Net.

A oficina de fotografia é voltada para pais e filhos que, juntos, aprenderão a construir uma narrativa por meio de imagens, utilizando sua máquina digital e até mesmo celular.

Já a oficina de “Inglês na Net”, vai ensinar os caminhos para o usuário aprender a língua por meio de sites da web. Não é exigido nenhum pré-requisito.

“Com essa programação, o Acessa São Paulo amplia seu principal intuito de possibilitar o acesso digital ao também contemplar o lazer das férias para todas as faixas etárias”, explica o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que já ultrapassou a marca de 62 milhões de atendimentos.

Desde a sua fundação, em 2000, são 2,4 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 670 postos em funcionamento em 545 municípios, com mais de 5,3 mil computadores e mil monitores.

Introdução à Informática Básica

Dias: Segunda, terça e quarta-feira de 02/07 a 23/07
Horário: das 10 às 12 horas
Obs.: sem pré-requisitos
Descrição: Oficina voltada aos usuários que nunca tiveram contato com o computador ou com pouca experiência no manuseio do teclado e mouse.
Através de jogos educativos e exemplos práticos o usuário entende como funciona o uso do computador no dia a dia.

Internet Básica

Dias: Segunda e terça-feira de 02/07 a 23/07
Horário: das 15 às 17 horas
Pré-requisito: conhecimento básico em informática
Descrição: Oficina voltada aos usuários que tem conhecimento básico em informática e querem aprender a navegar na internet. A oficina irá apresentar o navegador de internet, o que é site, o que é e-mail,como pesquisar, o que são redes sociais e outras formas de comunicação como MSN e Skype.

Montagem e Manutenção de Micro computadores

Dias: Segunda e terça-feira de 02/07 a 23/07
Horário: das 10 às 12 horas
Pré-requisito: conhecimento básico em informática.
Descrição: Conhecimento básico do computador para consertos possíveis de se fazer em casa. A oficina irá apresentar componentes de hardware como placa mãe, processador, memória RAM, HD (disco rígido), placas off boards em geral e configurações básicas da BIOS da placa Mãe.

Faça histórias em quadrinhos com fotografia

Dias: Quarta-feira e Sábado de 04/07 a 25/07
Horário: Quarta-feira – 15 às 17horas e Sábado – 10 às 12 horas
Obs.: sem pré-requisitos
Descrição: A oficina irá apresentar como montar a sua historia com sua maquina fotográfica digital. Crie um enredo e venha ver como é fácil conceber da fotografia a historia com programas de edição de imagem e diagramação.
Programação de férias para pais e filhos que queiram criar juntos um historia.

Seja livre, use Linux

Dias: Quinta-feira (5/07, 12/07 e 19/07)
Horário: das 10 às 13 horas
Pré-requisito: conhecimento básico em informática e montagem e manutenção.
Descrição: A oficina é destinada as pessoas que querem ter mais opção além do sistema operacional que conhece, assim como ter programas que não precisam ser adquirido por meios ilícitos. Em três encontros apresentamos o sistema operacional GNU/Linux e programas livres que usamos no dia a dia.

Introdução à Informática Básica

Dias: Sábado
Horários: das 08 às 12 horas
Obs.: sem pré-requisitos
Descrição: Oficina voltada aos usuários que nunca tiveram contato com o computador ou com pouca experiência no manuseio do teclado e mouse.
Através de jogos educativos e exemplos práticos, o usuário entende como funciona o uso do computador no dia a dia.

Montagem e Manutenção de Micro computadores

Dias: Sábado
Horários: das 08 às 12 horas
Pré-requisito: conhecimento básico em informática.
Descrição: Conhecimento básico do computador sobre pequenos consertos possíveis de se fazer em casa. A oficina irá apresentar componentes de hardware como placa mãe, processador, memória ram, HD disco rígido),placas off boards em geral e configurações básicas da BIOS da placa Mãe.

Práticas em inglês – (Básico) (2 meses)

Dias: terça e quinta-feira
Horários: das13 às 15 horas.
Pré-requisito: sem pré-requisitos
Descrição: A oficina tem por objetivo ensinar inglês básico de forma lúdica com elaboração de diálogos, escutar uma música e situações cotidianas como ir ao mercado, loja, restaurante.

Inglês na net – Aprenda inglês na Internet

Dias: terça e quinta-feira
Horários: das15 às 17 horas
Pré-requisito: sem pré-requisitos
Descrição: Hoje a internet está presente no dia a dia, como as redes sociais, pesquisas e envio de e-mail. A oficina irá apresentar como podemos aprender inglês em sites disponíveis na internet.

Libras Básico – turma Noite (2 meses)

Dias: terça e quinta-feira
Horários: das 17 às 19 horas
Pré-requisito: sem pré-requisitos
Introdução ao vocabulário básico da linguagem brasileira de sinais, a oficina se destina as pessoas interessadas em aprender e se comunicar em libras.

Da Secretaria de Gestão Pública