A tradição dos presépios no Palácio dos Bandeirantes

Exposição tem 34 presépios provenientes do Museu de Arte Sacra, do Memorial da América Latina, do Pavilhão das Culturas Brasileiras do Museu da Cidade de São Paulo e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

qua, 17/12/2014 - 20h02 | Do Portal do Governo

Acontece no Palácio dos Bandeirantes, até 11 de janeiro de 2015, a exposição de 34 presépios provenientes do Museu de Arte Sacra de São Paulo, do Memorial da América Latina, do Pavilhão das Culturas Brasileiras do Museu da Cidade de São Paulo e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O evento é promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil.

A mostra desse ano visa apresentar dois costumes tradicionais das festividades natalinas: a montagem do presépio e a ceia de natal. Os presépios são exibidos no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, ao lado da louçaria histórica e artística pertencente ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

O Salão dos Pratos é assim denominado por ter abrigado o salão de banquetes, onde eram realizados almoços e jantares para líderes de Estado quando de suas visitas oficiais. Atualmente, sedia reuniões e eventos governamentais, integrando-se também ao circuito de visitação do Palácio dos Bandeirantes. Neste salão encontra-se parte da coleção de porcelana dos Palácios do Governo.

A intenção em compartilhar esse espaço é provocar reflexões entre a tradicional montagem de presépios com outro costume importante, a ceia natalina, simbolizada por uma seleção de pratos históricos cujas estampas ilustram hábitos alimentares e aspectos da natureza, como frutas e peixes. Os presépios selecionados também remetem a formas e materiais da natureza, como o barro, a juta, a madeira, as folhas e os frutos secos.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo/SP
Grátis
Informações: (11) 2193-8282 / monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de SP
(11) 2193-8564