​Estação São Miguel Paulista da CPTM recebe repentistas da Mostra Chapéu de Palha

Objetivo da mostra é divulgar o repente, também conhecido como "cantoria", arte de destaque no nordeste brasileiro, com origens no século XIX

qua, 26/08/2015 - 9h04 | Do Portal do Governo

O fim de tarde na Estação São Miguel Paulista, que atende a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), será movimentado pelo repente e outros ritmos da cultura nordestina nesta quarta-feira, 26, das 17h às 18h30.

A apresentação da dupla da Mostra Chapéu de Palha é totalmente improvisada e interativa. Os usuários que passarem pela estação poderão sugerir temas para os repentistas, chamados de “mote”. A dupla carrega em seu repertório algumas modalidades do repente e da literatura de cordel.

A Mostra Chapéu de Palha reúne repentistas, cordelistas, poetas, forrozeiros e amantes da cultura nordestina. O objetivo é divulgar o repente, também conhecido como “cantoria”, arte de destaque no nordeste brasileiro, com origens que remetem ao século XIX e que hoje possui diversas modalidades.

A produtora cultural Telma Queiroz, responsável pela ação, destaca a importância da parceria com a CPTM. “É fundamental, pois há muitos nordestinos em São Paulo que passam pelas estações”. Telma conta um episódio que presenciou em uma apresentação. “Outro dia um passageiro parou, ficou olhando o repentista por um longo tempo. Ficou encantado ao perceber que tinha a coletânea do artista que se apresentava em seu celular”, lembra.

A ação integra o projeto “Música na CPTM” e já é conhecida do público. Neste ano, a dupla celebrou os 114 anos da Estação da Luz, em fevereiro. Em março foi a vez da Estação Grajaú receber os artistas, que também se apresentaram na Estação Tatuapé, em abril. No mês de maio, celebrando o aniversário do Expresso Leste, os repentistas foram a atração da Estação Dom Bosco. Em junho, a dupla movimentou a Estação Osasco, no Dia de São João. Na semana passada, os músicos se apresentaram na Estação Vila Aurora.

​Serviço

Apresentação Mostra Chapéu de Palha

Data: Quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Horário: das 17h às 18h30

Local: Estação São Miguel Paulista, Linha 12-Safira

Da CPTM