504 idosos centenários renovaram o RG no Poupatempo nos últimos dois anos

Em 2017, foram 267 centenários; o mais velho deles completa 111 em junho deste ano

ter, 22/05/2018 - 19h57 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo, a pedido do Poupatempo, mostra que 504 idosos com mais de cem anos renovaram o RG nos últimos dois anos. Em 2016, foram 237, sendo que três deles nasceram em 1904 e completam 114 anos em 2018. Em 2017 foram 267 centenários. O mais velho deles completa 111 em junho deste ano.

Em geral os idosos precisam do documento de identificação atualizado, isto é, com menos de dez anos da data de expedição, para fazer a chamada ‘prova de vida’ no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para continuar recebendo a aposentadoria.

O Programa Poupatempo, criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas para facilitar a vida dos cidadãos, tem atendimento preferencial para idosos e também presta atendimento domiciliar quando o cidadão não pode se deslocar para ser atendido em uma das 72 unidades em operação no Estado.

Em 2015, uma cidadã de 115 anos esteve no Poupatempo Pindamonhangaba para renovar o RG aos 115 anos. Maria Benedita Pereira da Silva, conhecida em Aparecida como dona Dita, nasceu no dia 9 de agosto de 1900 e acompanhou ao longo da vida uma virada de milênio, duas guerras mundiais e oito trocas de moedas brasileiras. Apesar de ter nascido bem depois da abolição dos escravos, dona Benedita chegou a ser vendida pelo antigo patrão, segundo a nora Lucimara Conceição Bento, de 45 anos, que a acompanhou na troca do documento.

Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir renovação de senha e prova de vida dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Cerca de 30,7 milhões de beneficiários em todo o País foram convocados para comparecer à agência de recebimento portando documento de identificação com foto.

Além da prova de vida perante a Previdência Social, outro motivo que leva idosos a providenciar a segunda via do RG é a necessidade de resolver questões referentes a imóveis e instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos exigem documentos atualizados – com menos de dez anos – e em bom estado de conservação. Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 são isentos da taxa de segunda via do RG, que é de R$ 38,55.

Como agendar

O Poupatempo trabalha com hora marcada, para garantir mais eficiência e conforto a todos. Para marcar dia e horário para ser atendido no Poupatempo o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:

  • Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br
  • Aplicativo no celular: SP Serviços
  • Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: m.me/PoupinhaSP

Além do agendamento, os canais também oferecem informações sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br