300 mil pessoas devem participar da 3ª edição do projeto Um Dia na Escola do Meu Filho

A partir deste fim de semana, 300 unidades que são sede do programa Escola da Família realizarão atividades com o tema “Gincana Cultural – Pelas Veredas da Cultura Brasileira”

sex, 21/09/2012 - 12h41 | Do Portal do Governo

As manifestações culturais e artísticas do país serão tema do terceiro encontro bimestral do projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”, que será realizado nas 2.300 unidades de ensino da rede estadual que são sede do programa Escola da Família neste e no próximo fim de semana.

Para essa edição, o tema será “Gincana Cultural – Pelas Veredas da Cultura Brasileira”. A expectativa é mobilizar cerca de 300 mil pessoas da comunidade escolar em atividades relacionadas ao assunto. A ação, que tem como objetivo ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos, integra o programa Educação – Compromisso de São Paulo.

“O objetivo é mostrar à comunidade que a escola é um lugar de integração e de desenvolvimento sociocultural. Para essa edição do encontro, as unidades do programa Escola da Família foram orientadas a realizar atividades que propiciem momentos de aprendizagem prazerosa e divertidas com atividades lúdicas. Estão previstas ações sobre o folclore, com apresentações de lendas e mitos, brincadeiras e danças típicas do Brasil, apresentação de cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, entre outras”, comentou a professora Maria Helena Berlinck Martins, coordenadora do programa Escola da Família.

Cada unidade definiu a data do encontro, que pode ser neste fim de semana, dias 22 e 23, ou no fim de semana seguinte, dias 29 e 30.

A mãe do aluno Matheus Gomes Almada Rodrigues, 13 anos, Verônica Gomes Almada Rodrigues, que participou da edição anterior do “Um Dia na Escola do Meu Filho”, em junho, enalteceu o projeto. “Essa é uma iniciativa muito boa da Secretaria da Educação. Os pais sempre devem estar presentes na vida escolar de seus filhos e a possibilidade de participarmos de atividades como essas aos finais de semana é uma ótima maneira de os alunos saírem de suas rotinas e de nós, pais, estreitarmos os laços com a escola em que eles estudam”, disse. Matheus é estudante da Escola Estadual Plínio Negrão, localizada em Santo Amaro (zona sul de SP).

O projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” é resultado de ação iniciada em novembro do ano passado, quando, por meio do programa Educação – Compromisso de São Paulo, os responsáveis pelos estudantes da rede estadual foram convocados a comparecer às unidades de ensino e sugerir formas de ampliar a participação da comunidade não somente na rotina escolar de seus filhos, mas também em ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo.

Da Secretaria da Educação