30 crianças são vítimas de acidentes com escorpiões por dia no Estado

Em 2011, foram mais de 11 mil acidentes; primeiro atendimento é fator determinante para a recuperação

qua, 12/09/2012 - 20h10 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pelo Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por intermédio do Hospital Vital Brazil, apontou que no ano de 2011, as crianças foram vítimas de aproximadamente 11 mil acidentes com escorpiões no Estado de São Paulo.

Desse total, foram registrados 40 óbitos de crianças, letalidade 220% maior que a registrada em adultos, com 51 mortes em 46 mil casos. Isso ocorre porque as crianças são mais suscetíveis a lesões mais graves e à ação do veneno do animal.

Para evitar os acidentes, alguns cuidados básicos devem ser adotados, como manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico (veja mais dicas de prevenção abaixo).

Em caso de acidentes, a primeira medida que deve ser adotada é realizar compressas de água morna sobre a picada. Isso pode aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Outro alerta é não usar gelo, água gelada ou álcool, pois podem piorar a dor.

“É fundamental que as pessoas procurem o hospital mais próximo de sua residência. Isso garantirá diagnóstico e tratamento mais eficaz”, relata o diretor-médico do Hospital Vital Brazil, Carlos Medeiros.

O Hospital Vital Brazil disponibiliza o telefone (11) 2627-9528 de orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos. O serviço funciona 24 horas por dia e orienta a população sobre o local mais próximo para atendimento.

Dicas para evitar acidentes com escorpiões:

– Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada;

– Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, alimentos prediletos de escorpiões; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;

– Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha etc.

– Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas.

Mais dicas de prevenção estão disponíveis no site do Instituto Butantan: www.butantan.gov.br.

Da Secretaria da Saúde