16ª edição do Revelando São Paulo é realizada no Parque do Trote

Festival de Cultura Paulista traz culturas de raiz, manifestações religiosas, culinária tradicional e artesanato para a capital do Estado

sex, 14/09/2012 - 9h18 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 14, as culturas de raíz vão invadir a cidade de São Paulo. Caipiras, caiçaras e tropeiros estarão reunidos na 16º edição do Revelando São Paulo para contemplar a herança e identidade cultural oriundas de 200 municípios do Estado. O Festival da Cultura Paulista Tradicional será realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, durante os dias 14 a 23 de setembro, no Parque do Trote, na Vila Guilherme. A entrada é gratuita.

Diferente do que muitos pensam, a riqueza cultural de São Paulo não é vista apenas nas construções imponentes dos centros urbanos e em seus modernos museus. Manifestações tradicionais e religiosas também permanecem vivas em diversos municípios paulistas e revelam riquezas pouco conhecidas pela população. O objetivo do Revelando São Paulo é, exatamente, expandir este conhecimento por meio da representação de diversos costumes em um único espaço.

Durante dez dias, os visitantes poderão contar com uma programação extensa. Folias de reis, congadas, orquestras de violas, corridas de cavalhadas e festival de bonecos de ruas são apenas alguns exemplos de culturas tradicionais apresentadas nesta edição do Revelando São Paulo. Além disso, serão montados 120 espaços de artesanato e outros 90 de culinária, bem como rancho tropeiro, espaço indígena, tendas ciganas e rodas de sanfoneiros e violeiros.

No palco da arena serão apresentadas danças folclóricas, representadas por grupos étnicos – imigrantes de países como Itália, Alemanha, Japão e Bolívia. Assim como na edição passada, estas apresentações serão transmitidas ao vivo pela internet, no site www.revelandosaopaulo.org.br.

Rancho Tropeiro

No espaço dedicado ao rancho tropeiro, doze municípios estarão representados por famílias tradicionais. Ali, o público poderá conferir como a farinha de mandioca é produzida artesanalmente e, ainda, apreciar o aroma de grãos de café torrados e socados no pilão. Para os adultos, bebidas como a tradicional cachaça caipira também fazem parte do cardápio. Tudo é embalado pelo som das sanfonas e violas caipiras.

Ubunto

Neste sábado, 15, as irmandades do São Benedito, da Nossa Senhora do Rosário e das pastorais afro se reúnem na Paróquia de São Sebastião, às 16h, para receber a imagem da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. O encontro representa a união entre diversas religiões – mostrando como a diversidade religiosa faz parte da história de São Paulo. Dali, o grupo segue em um cortejo até o Parque do Trote, onde a Mãe Divina ficará até 23 de setembro. Já no domingo, 16, será realizada a Cerimônia da Paz, com participação de representantes de diferentes religiões – afro, evangélica, católica, budista, entre outras.

Espaço Fazendinha e artesanato

No espaço Fazendinha, cerca de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, circularão pela arena do Parque. Charretes e carros de bois possibilitam ao público um passeio rural pelo evento. O espaço conta também com porcos, galinhas, cabras e vacas. No domingo, 23, a corrida de cavalhada representa a luta entre mouros e cristãos.

Já nos locais destinados ao artesanato, os visitantes podem descobrir como brinquedos de madeira, bonecas de pano e de palha são confeccionados. Mas o artesanato não se restringe aos brinquedos – bordados, cestarias e panelas de barro também são fabricados na hora.

Culinária

Quem vai ao Revelando não pode se preocupar com dietas. O cardápio gastronômico é variado e, só de ouvir falar, já dá água na boca. Doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias, compõem a “Mesa Paulista”.

Os pratos são preparados em fogões à lenha, seguindo receitas tradicionais de família, passadas de pais para filhos. Algumas receitas são batizadas com nomes curiosos e chamam a atenção do público. É o caso do Buraco Quente, originário da região de Mairiporã, um preparado especial com coração de banana e pão.

Da região do Vale do Ribeira, Iguape traz a culinária caiçara servida na Festa de Bom Jesus de Iguape, com a tainha assada e molho de camarão, acompanhados com a farinha de mandioca produzida pela família de pescadores. E Registro traz a Moqueca de Manjuba assada na folha de bananeira, receita centenária também de pescadores da região.

Os doces, de todas as cores, cheiros e gostos, são preparados todos os dias. No espaço Praça Doce, 10 municípios produzem os variados doces de goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas.

Serviço

XVI Revelando São Paulo
Data: 14 a 23 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center – Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br
www.revelando.tv.br / twitter: @revelandosp / facebook: revelandosaopaulo1

Programação

Programação Permanente

Carros de bois, charolas e charretes. 130 espaços de artesanato 90 espaços de culinária e rancho tropeiro.

14 de Setembro – Sexta
Em Torno da Mesa Paulista Tradicional
Rancho tropeiro – Abertura

15 de Setembro – Sábado
Encontro de Orquestras de Viola
X Festival da Amizade – Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

16 de Setembro – Domingo
Cerimônia da Paz – Por uma Década de Cultura de Paz – Memorial da América Latina
Início da Cerimônia Transreligiosa – O Sagrado na Metrópole
Festival da Amizade
Continuação – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

17 de Setembro – Segunda
Tarde das Serestas
Encontro das manifestações cosmopolitas

18 de Setembro – Terça
Encontro de Bandas e Fanfarras
Encontro das manifestações cosmopolitas – Continuação

19 de Setembro – Quarta
Encontro de Violeiros
Encontro de Sanfoneiros

20 de Setembro – Quinta
Encontro de Catira
Encontro de São Gonçalo VIII Encontro de Adoradores da Santa Cruz IV Encontro de Fandango II Cururu

21 de Setembro – Sexta
Encontro de Quadrilhas
IX Noite de São João

22 de Setembro – Sábado
Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
Reiada (Encontro de Folias de Reis) XI Festa de Cosme e Damião Corrida de Cavalhadas
Noite dos Tambores

23 de Setembro – Domingo
Corrida de Cavalhada
Encontro de caminheiros XIII Encontro de Romeiros XII Congado Paulista
Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Da Secretaria da Cultura