100 dias de gestão: SP organiza fila de oncologia no Estado e amplia atendimento

Saúde cumpre a meta de atender pacientes oncológicos que esperavam até oito meses; oferta de vagas foi ampliada em todas as regiões

sáb, 08/04/2023 - 9h44 | Do Portal do Governo

O Governo de SP em pouco mais de três meses organizou a fila de oncologia no Estado e cumpriu a meta dos 100 dias da gestão de atender pacientes que aguardavam uma consulta ou procedimento oncológico por até 8 meses. A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a oferta de serviços com novos leitos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e em centros no interior do Estado.

Atualmente, as pessoas que estão sendo reguladas pelo serviço estadual são atendidas dentro do prazo legal de 60 dias ou menos.

“Colocamos para andar uma fila de pacientes oncológicos que esperavam há até oito meses por uma consulta. Esse tempo, para quem precisa de um tratamento deste tipo, é primordial para que o caso tenha sucesso. Não estamos medindo esforços para dar uma saúde digna e de qualidade para todos os paulistas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

O cumprimento desta meta passa diretamente pelo plano de ampliação nos atendimentos por meio de parceria com os Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), além da abertura de novos leitos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), onde o aumento da sua capacidade de atendimento está seguindo de acordo com o previsto. No planejamento estabelecido com a SES, o Instituto atenderá 1.250 pacientes adicionais no período de 12 meses.

100 dias
Na próxima segunda-feira (10), a atual gestão do Governo de SP completa 100 dias de trabalho. Um fator de destaque é o foco no que a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O governo apresenta como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.