100 dias de gestão: SP inicia as obras das Praças da Cidadania no interior e litoral

Fundo Social também promoveu ação de ajuda humanitária com doação de 443 toneladas às famílias vítimas das chuvas do Litoral Norte e Sul

sex, 07/04/2023 - 12h16 | Do Portal do Governo

O Governo de SP, por meio do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), iniciou nos primeiros 100 dias de gestão as obras de quatro Praças da Cidadania nos municípios de Guarujá, Hortolândia, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Outras nove unidades espalhadas pelo interior do Estado também já estão com obras em andamento. O Governo de São Paulo está investindo cerca de R$ 34 milhões nas obras.

As Praças da Cidadania são equipamentos que vão proporcionar esporte e lazer, além de estimular o aprendizado, autonomia e a geração de renda dos moradores das regiões. As unidades ficam em locais de fácil acesso e com grande quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social. Três delas tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano e a de São Bernardo para 2024.

Também durante os 100 dias de governo, as Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social distribuídas pelo Estado disponibilizaram 1.790 vagas em 17 cursos de capacitação, todas preenchidas.

O Fundo Social, através do programa Alimento Solidário, distribuiu 125 mil cestas básicas para os fundos sociais de municípios e entidades cadastradas no FUSSP, que tem a missão de doarem para famílias em situação de vulnerabilidade social. Esse é o balanço de doações dos primeiros três meses de gestão.

O FUSSP também arrecadou o valor de R$ 3.431.195 no primeiro leilão sustentável de 2023, ocorrido em janeiro. A ação é realizada para financiar projetos sociais e dar destinação correta aos materiais considerados inservíveis para o serviço público.

Ao participarem dos leilões do Fundo Social, os compradores dos materiais precisam dar a destinação correta dos bens e cumprir com as normas de saúde e meio ambiente, seja por meio de ações de reciclagem, consertos ou de reaproveitamento. Todo o valor arrecadado está sendo investido nos principais programas do órgão, como as Praças da Cidadania e as Escolas de Qualificação Profissional.

Doações para o Litoral Norte
O Fundo Social de São Paulo em parceria com a Defesa Civil do Estado iniciou em fevereiro uma ação de ajuda humanitária para atender as vítimas das chuvas no Litoral Norte. Até o momento, já foram enviadas 443 toneladas de doações para as famílias atingidas dos municípios de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá. Com o fim da ação emergencial em março, a entrega agora está sendo feita de forma programada e de acordo com a necessidade de cada município.

100 dias
Na próxima segunda-feira (10), a atual gestão do Governo de SP completa 100 dias de trabalho. Um fator de destaque é o foco no que a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O governo apresenta como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.