100 dias de gestão: PEI beneficia mais de 33 mil pessoas com deficiência em Barretos

Governo de SP ampliou o programa TODAS in-Rede para as regiões da Baixada Santista, Sorocaba e Região Metropolitana de São Paulo

sex, 07/04/2023 - 12h20 | Do Portal do Governo

A população com deficiência da região de Barretos conta agora com o Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI), inaugurado pelo Governo de São Paulo nestes primeiros 100 dias de gestão. Com investimento de R$ 300 mil, a iniciativa beneficia mais de 33 mil pessoas com deficiência.

Por meio do programa Meu Emprego Inclusivo, o PEI, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora, trabalha na inclusão deste público no mercado de trabalho por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão.

Neste ano, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência entregou 20 parquinhos adaptados com carrosséis, balanços e gangorras para integrar crianças com deficiência à sociedade nas regiões de Bauru, Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Empoderamento feminino
O programa TODAS in-Rede, criado em 2020, foi ampliado para quatro municípios do Estado desde o início deste ano: Rio Grande da Serra, Itanhaém, Boituva e Itaquaquecetuba, beneficiando mais de 36,5 mil mulheres com deficiência. Por meio de cursos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, o programa incentiva a promoção do empoderamento e a emancipação dessas mulheres, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.

Capacitações técnicas
A respeito de capacitação em modalidades paralímpicas de atletismo, a Secretaria treinou 385 profissionais e estudantes de Educação Física de Santos, Mogi das Cruzes, São Roque e Jaú para que atuem nas áreas de atletismo, futebol de cinco, goaball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.

Outras 300 pessoas de São Paulo, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo foram capacitadas por meio do curso online gratuito de Libras, fornecido pela Pasta.

100 dias
Na próxima segunda-feira (10), a atual gestão do Governo de SP completa 100 dias de trabalho. Um fator de destaque é o foco no que a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O governo apresenta como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.