100 dias de gestão: Governo de SP coloca o produtor rural no mapa do Estado

Mais de 2,7 mil km de áreas já foram mapeadas e geolocalizadas nas regiões de Araçatuba, Campinas, Registro, Sorocaba e São José dos Campos

sáb, 08/04/2023 - 11h40 | Do Portal do Governo

O Governo de SP, por meio do programa Rotas Rurais, desenvolvido em parceria com o Google, fornece ao produtor rural o CEP digital de sua propriedade. A iniciativa visa facilitar a execução dos serviços essenciais como entrega de mercadorias, envios de viaturas e ambulâncias, por exemplo. Antes, quem residia em locais do interior ou até mesmo precise trafegar em uma área rural, não conseguia identificar a exata localização de uma propriedade ou de uma via. A iniciativa, inclusive, já recebeu o prêmio Eu Esri 2022, que avalia programas que mais tiveram avanços na tecnologia dos Sistemas de Informações Geográfica.

Em pouco mais de três meses de gestão, já foram mapeadas e geolocalizadas 2.716 km de áreas dos municípios das regiões de Araçatuba, Campinas, Registro, Sorocaba e São José dos Campos. Além disso, a Secretaria está percorrendo as demais cidades com um mutirão que engloba o Rotas Rurais para que o produtor possa conhecer esse benefício.

Além de facilitar a localização dessas propriedades, o Governo de SP também avançou rapidamente na análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Durante os 100 dias de gestão, mais de 4,3 mil CARs foram validados no estado de São Paulo.

Seguro e crédito rural
Para que o agricultor possa manter a produção, além de oportunidades de crescimento, a Secretaria disponibiliza linhas de crédito com taxas de juros de 3% ao ano, que são as mais baixas do mercado, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). O objetivo é fomentar os negócios de agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais, bem como a suas associações e cooperativas de produtores rurais.

Em pouco mais de três meses, foram atendidos mais de 4,5 mil produtores rurais das regiões de Araçatuba, Alto Tietê, Barretos, Bauru, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto, com a subvenção do prêmio do seguro rural. Além de 670 produtores rurais com operações de crédito nas regiões administrativas do Alto Tietê, ABC, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, São José do Rio Preto e São José dos Campos, totalizando R$ 18 milhões de empréstimos concedidos.

Recuperação de estradas rurais
A logística é fundamental para o escoamento do produto do campo até o centro de distribuição nas grandes cidades. As situações precárias das estradas rurais dificultam o acesso das mercadorias. A Secretaria de Agricultura possui o programa Melhor Caminho, que visa a recuperação de estradas rurais no estado de São Paulo.

Durante os primeiros 100 dias de gestão, foram recuperadas 328 km de estradas nas regiões de Araçatuba, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Capacitação e geração de renda
Para incentivar a geração de emprego e renda, o Governo de SP implantou 64 cozinhas industriais no interior do Estado, durante os 100 primeiros dias de gestão. O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Foram contempladas as regiões de Araçatuba, Alto Tietê, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Região Metropolitana, em parceria com as prefeituras. Além disso, outra iniciativa implantada nesses municípios paulistas foi o início dos cursos profissionalizantes nesta área.

Ainda na área da segurança alimentar, a Pasta produziu dois livros sobre o tema, que foram elaborados por nutricionistas da Coordenadoria de Segurança Alimentar, com o objetivo de apoiar a política da promoção de alimentos saudáveis de boa qualidade e de combate ao desperdício.

Desde o início da gestão, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento está atuando com ações e programas que beneficiam todos os elos que compõem a cadeia produtiva do agronegócio paulista, desde o campo até o consumidor final. O objetivo é atingir, principalmente, o pequeno e o médio produtor rural.

100 dias
Na próxima segunda-feira (10), a atual gestão do Governo de SP completa 100 dias de trabalho. Um fator de destaque é o foco no que a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O governo apresenta como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.