Planeta Inseto recebeu mais de 27 mil visitantes em 2017

Exposição do Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completou sete anos em dezembro

ter, 06/02/2018 - 9h14 | Do Portal do Governo

A exposição Planeta Inseto, do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu 27.645 visitantes entre janeiro e novembro de 2017, totalizando 1.141 a mais do que em todo o ano de 2016, que teve 26.504 visitantes. Do total de visitantes de 2017, 18.113 estiveram na exposição de forma espontânea e 9.532 pessoas por meio de visitas agendadas, principalmente de escolas. O Planeta Inseto completou sete anos de atuação, em dezembro de 2017.

Segundo a pesquisadora do IB e coordenadora do Planeta Inseto, Harumi Hojo, dentre as visitas ocorridas neste ano, destacam-se a Derdic, uma instituição sem fins lucrativos que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. A Derdic é ligada a Pontifícia Universidade Católica (PUC-São Paulo). “Todos os anos, recebemos a visita da instituição e este ano, tivemos visitação agendada de escolas de outros estados, como Santa Catarina”, diz.

Além disso, durante 2017, destacou-se a parceria feita com o projeto social “Time do Povo”, do Departamento de Responsabilidade Social do Sport Club Corinthians Paulista, que levou grupos mensais para conhecer a exposição.

O Planeta Inseto também recebeu alunos do curso de biologia da Faculdade de Mogi das Cruzes, com o intuito de complementar os conhecimentos dos estudos sobre os insetos.

Em sua versão itinerante, o Planeta Inseto atingiu público de cinco mil pessoas, em 2017. “Fomos a Ubatuba, a convite da Secretaria do Meio Ambiente do município, ao Colégio Miguel Cervantes, ao Parque da Água Branca e ao CEU Caminho do Mar, a convite da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania”, diz Harumi.

Planeta Inseto

A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. “Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e acredita-se que há mais milhões a serem identificadas. Eles representam mais da metade no nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto Biológico.

A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer no local, em São Paulo, quatro espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.

Sediado no Museu do Instituto Biológico, o Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 370 mil visitantes, no museu físico e itinerante, e é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a ação contribui para educação ambiental. “O Planeta Inseto é uma exposição muito importante, pois mostra a importância dos insetos em diversas áreas. De forma lúdica, é possível sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do ambiente e que é possível realizar uma agricultura harmônica com o ambiente. Diminuir a distância entre os Institutos de pesquisa e a população é uma diretriz do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Serviço

Planeta Inseto – Museu do Instituto Biológico – R. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h

Informações: (11) 2143-9500 | planetainseto@biologico.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento