Voluntários ensinam informática no Acessa SP

Unidade da região de Campinas abre espaço para troca de conhecimento e experiências entre frequentadores

ter, 12/05/2009 - 18h58 | Do Portal do Governo

O Acessa SP do município de Santa Cruz das Palmeiras, na região de Campinas, iniciou um projeto que transforma usuários com maior familiaridade em computação em ajudantes para auxiliar quem tem dificuldades com o computador. Conhecido como Ajudantes.net, o programa coordenado pela monitora Marcelle Fernandes de Oliveira, tem atraído novos colaboradores.

Segundo a idealizadora, o projeto surgiu por acaso quando ela percebeu que três visitantes sempre ajudavam outras pessoas. “Notei que havia pessoas em pé ao lado dos usuários e, ao investigar, descobri que ensinavam quem estava no computador. Até pouco tempo havia seis ajudantes, mas não existe uma quantia fixa, já que o propósito é que cada um participe dentro de suas possibilidades, sem qualquer compromisso”, afirmou.

O Ajudantes.net foi desenvolvido para atrair novos colaboradores e é uma iniciativa da Rede de Projetos. Até agora, 436 ações estão em andamento para o compartilhamento de experiências entre as unidades do Acessa SP.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de Gestão Pública, que atingiu a marca de 37,4 milhões de atendimentos.

Desde a sua fundação, em 2000, foram realizados mais de 1,6 milhão de cadastros. Ao todo, são 493 postos em funcionamento espalhados por 436 cidades, com 3.785 computadores e 924 monitores à disposição dos usuários.

O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).  

Serviço

Acessa SP de Santa Cruz das Palmeiras
Endereço: Avenida do Café, 721 – Centro
Horário de Funcionamento: segunda à sábado, das 8h às 11h e das 12h às 16h
Telefone: (19) 3672-1141

Da Gestão Pública