Vice-governador visita obras da Sabesp no Vale do Paraíba

Empreendimento, que inclui uma nova estação de tratamento de esgotos, vai beneficiar 300 mil habitantes de Taubaté e Tremembé

qui, 28/05/2009 - 18h51 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman e o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, realizaram nesta quinta-feira, 28, uma visita técnica às obras que a companhia paulista executa para coleta, afastamento e tratamento de esgoto nos municípios de Taubaté e Tremembé.

Com um valor total de R$ 99,926 milhões, a obra vai beneficiar 300 mil moradores das duas cidades do Vale do Paraíba e elevar o índice de tratamento de esgoto local coletado de 2% para 100%.

O empreendimento contempla a construção de redes coletoras, coletores-tronco, estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque, emissários, interligações, ligações domiciliares e uma estação de tratamento de esgotos.

“Os equipamentos já estão sendo montados e a meta de entrega em janeiro do ano que vem deve ser cumprida. É um grande investimento, quase cem milhões de reais e acompanhamos as obras para termos certeza do andamento da nova estação”, disse o vice-governador durante a visita.

Essa nova estação, localizada em Tremembé, terá capacidade para tratar 1.540 litros de efluentes por segundo. A disposição final dos resíduos sólidos gerados será no aterro sanitário da Sistemas Ambientais Comércio Ltda. (Sasa), também localizada em Tremembé.

A previsão de término da obra e início de operação do novo sistema é janeiro de 2010.

Na Região do Vale do Paraíba, a Sabesp opera 24 municípios, que contam com 85% de coleta e 46% de tratamento de esgotos.