Vice-governador Goldman acompanha obras do Projeto Pantanal

8,3 mil famílias serão beneficiadas com urbanização do bairro na zona leste de SP

qui, 27/08/2009 - 18h40 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman realizou nesta quinta-feira, 27, uma visita técnica às obras do Projeto Pantanal, ação integrada do Governo do Estado que consiste na urbanização e regularização fundiária do Jardim Pantanal, na zona leste da capital. O secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, também acompanhou a visita.

O projeto abrange uma área de cerca de 900 mil m², onde estão os núcleos União de Vila Nova e Vila Nair e os empreendimentos Vila Jacuí A e B. “O programa demonstra que a gente pode não só fazer habitação, mas toda uma reorganização de uma região”, disse o vice-governador sobre a iniciativa. Entre as obras no local, estão a construção de moradias, implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica, iluminação pública, pavimentação, paisagismo e sistema de lazer. “Quando você faz a remoção de famílias para regiões mais longínquas, faz com que fiquem fora do seu ambiente de trabalho. Aqui não, as pessoas continuam ambientadas”, completou Goldman sobre a adaptação de toda a região.

Na primeira etapa, já concluída, foram beneficiadas 4.831 famílias, sendo 2.385 com urbanização e 2.446 com novas moradias. Na segunda etapa, serão contempladas mais 3.479 famílias; 2.915 com a urbanização (715 lotes concluídos) e 564 com novas moradias (entregues em dezembro de 2008 e junho de 2008). Quando o processo for finalizado, 8,3 mil famílias serão beneficiadas e todas as casas estarão com as fachadas pintadas pelo Programa São Paulo de Cara Nova, que recupera as paredes externas, de acordo com projeto cromático assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Além da habitação, outro bom resultado que o projeto já traz é a melhor segurança para os moradores no local demonstrada pela queda do número de homicídios e roubos. Em 2000, foram registrados 22, número zerado em 2008. Quanto aos roubos, o número foi de 39, em 2000, para apenas 9 em 2008. “Um problema de segurança pública, pode ser um problema de urbanização. Você precisa fazer com que a vida das pessoas seja mais adequada”, explica Goldman.

O Projeto Pantanal inclui ainda ações sociais que despertam na população a consciência da cidadania, valoriza o bairro e incentiva a manutenção e apropriação das áreas públicas. São exemplos o projeto “Arte de União”, em parceria com a ONG Casa do Zezinho, o “Amigos da Praça”, em parceria com o Escritório Projeto Paulista de Arquitetura, e a Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança.

São Paulo de Cara Nova

O programa, lançado em setembro de 2008, no Jardim Pantanal, recupera as fachadas de casas em núcleos urbanizados pela CDHU. Inicialmente, 300 casas de União de Vila Nova tiveram as paredes externas rebocadas ou chapiscadas e pintadas, pelo projeto de Ohtake. Os trabalhos foram concluídos no dia 10 de junho e prosseguirão conforme forem avançado as obras de urbanização.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo