Urucum, corante mais usado no mundo, será tema de reunião nacional

Pesquisadores da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) irão realizar nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, a primeira Reunião Nacional da Cadeia Produtiva do Urucum – o […]

seg, 03/12/2007 - 12h12 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) irão realizar nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, a primeira Reunião Nacional da Cadeia Produtiva do Urucum – o corante mais usado no mundo. A reunião será em Campinas e terá representantes de todos os elos da cadeia produtiva, que receberão informações geradas na APTA, tanto no Pólo APTA Alta Paulista, sediado em Adamantina, como no ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), em Campinas.

A região da Alta Paulista tem a maior produção de urucum do Estado de São Paulo, com cerca de um milhão de plantas da variedade Piave, a mais usada pela indústria.  Lá, a APTA está realizando pesquisas para oferecer aos produtores ferramentas tecnológicas para melhorar a produção e a qualidade do produto. Apesar de ser o corante mais usado, há poucas pesquisas sobre a cultura. Segundo os pesquisadores, o urucum nunca foi estudado dessa forma.

Serviço

1ª Reunião Nacional da Cadeia Produtiva de Urucum

Data: 05 e 06 de dezembro de 2007, a partir das 9h.

Local: Auditório Central do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA)

Av. Brasil, 2.880 – Jardim Chapadão – Campinas/SP

Informações: www.ital.sp.gov.br/quimica

(19) 3743-1782