Última semana para se inscrever no Mutirão de Mamografia

Exames devem ser marcados por telefone até sexta, 15

qua, 13/05/2009 - 18h51 | Do Portal do Governo

As mulheres paulistas têm até esta sexta, 15, para se inscreverem no Mutirão de Mamografia da Secretaria da Saúde, que acontece no próximo dia 30 em todo o Estado. Serão disponibilizadas 337 unidades de atendimento espalhadas por 143 municípios. As mulheres serão atendidas com horário marcado. A expectativa é atender cerca de 200 mil pacientes.

Para participar do mutirão, as mulheres precisam agendar o atendimento por telefone e ter 40 anos ou mais. Também é necessário um pedido de exame feito por um médico da rede pública ou privada. Na Grande São Paulo serão 114 unidades de atendimento disponíveis.

As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 30, sábado, mas quem não conseguir nessa data, será atendida em até dez dias. Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso.

O agendamento deve ser feito na própria unidade onde a mulher preferir fazer o exame. Se não houver mais vagas disponíveis nesta unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão. Todas as unidades participantes terão identificação.  

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado em 2007 pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.