Tocha Olímpica ficará em exposição no Palácio dos Bandeirantes

Quem perdeu a passagem da chama olímpica por São Paulo, deste domingo, 24, terá oportunidade de ver uma tocha original na sede do governo paulista

qua, 27/07/2016 - 17h47 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes recebe nesta quarta-feira, 27 de julho, uma das tochas que participaram do revezamento da chama olímpica, em São Paulo. Durante o revezamento, que aconteceu no dia 24 de julho, personalidades do esporte como Jadel Gregório, atleta e secretário adjunto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, carregaram o principal símbolo dos Jogos Olímpicos. O objeto estará em exposição até o dia 21 de agosto.

O Palácio dos Bandeirantes fica aberto ao público de terça a domingo. Não paga nada para entrar, basta apresentar o RG ou passaporte, no caso de estrangeiros. Grupos com mais de dez pessoas e escolas também são bem-vindos. Nesses casos, é preciso agendar com antecedência.

A chama Olímpica percorreu o estado de São Paulo passando por 47 cidades, foi o estado com maior numero de cidades visitadas. Foram duas passadas, uma que iniciou no dia 27 de junho, pelo município de Presidente Prudente e depois de passar pelo Paraná a chama retornou por Itararé no dia 16 de julho, saindo do estado por Ubatuba, nesta quarta-feira, dia 27, em direção ao Rio de Janeiro. 

Chama Olímpica

A chama olímpica é uma homenagem aos gregos da antiguidade que inventaram os jogos originais e que tinham uma adoração pelo fogo. Sempre é acesa meses antes dos Jogos com a ajuda do sol em Olímpia, na Grécia, nas ruínas no templo de Hera. De lá é levada até o país onde acontecerá o evento para ser conduzida em um percurso que termina no Estádio Olímpico, onde é acesa a pira.

A segunda tradição simbolizada pelo revezamento da tocha refere-se aos mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos Jogos. Além de convidar os cidadãos a irem até Olímpia, os mensageiros proclamavam a “trégua sagrada”: um mês antes e enquanto durassem as competições esportivas, todas as guerras em curso deveriam cessar para que atletas e espectadores pudessem participar dos Jogos com segurança.

Acervo Cultural do Palácio dos Bandeirantes

Além de poder ver ao vivo um exemplar da tocha olímpica, os visitantes poderão visitar as obras do acervo disponível no Palácio dos Bandeirantes. Estão em exposição pinturas, esculturas e mobiliário que destacam o tema proposto para o ano de 2016 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom): “Museus e Paisagens Culturais”. As obras procuram fazer associações com a natureza, ou seja, a paisagem natural, e a paisagem modificada pelo homem, que inclui os diversos aspectos da cultura.

Mais informações no site: http://www.acervo.sp.gov.br/

Serviço

Palácio dos Bandeirantes

Avenida Morumbi, 4.500, Morumbi, São Paulo

Horário de visita: de terça a domingo, das 10h às 16h (de hora em hora)

Informações: (11) 2193-8282/8623 e monitoria@sp.gov.br

Entrada gratuita