Teatro nos Terminais educa usuários do transporte urbano

Programa ensina bons modos no corredor que liga São Mateus ao Jabaquara

sex, 26/06/2009 - 19h35 | Do Portal do Governo

Um projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP), entidade controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, está tornando a viagem de ônibus entre São Mateus e o Jabaquara mais interessantes para alguns usuários. O Programa Teatro nos Terminais tem como meta apresentar gafes cometidas por usuários e ensinam as regras da boa convivência nos transportes coletivos.

Os personagens responsáveis pelas apresentações são Escovão e Touquinha. Cada “peça” tem duração média de dez minutos – tempo suficiente para os personagens despertarem na “plateia” muitas risadas, olhares constrangidos e gestos embaraçados.

Eles fazem seis viagens diárias, sempre em pontos diferentes, para abranger o maior número de possível de passageiros. “A reação é sempre positiva, e mesmo aqueles mais sérios, que resistem nos primeiros minutos, acabam interagindo com a gente no final”, diz César Augustus Finhana, o Touquinha. “É interessante observar o resultado, muitas vezes imediato. Quando entramos no ônibus, se alguém está com a mochila nas costas, automaticamente ela tira e coloca na frente”, completa Aliu Coelho, o Escovão.

Entre as palhaçadas da dupla estão casos como entrar no coletivo com uma mochila enorme nas costas e carregar um celular que toca forró em alto volume. Dessa forma, com muito humor e sem cerimônias, os dois personagens reproduzem situações, apontam deslizes dos passageiros e ainda convidam o público a praticar pequenas gentilezas no dia-a-dia.

Os próximos temas da campanha serão a destinação correta do lixo – que vai orientar o usuário a não jogar papéis e garrafas pela janela do veículo – e segurança, que abordará os riscos de viajar nos degraus do ônibus e maneiras seguras de atravessar os corredores dos trólebus.