SP vai combater cigarro em estádios de futebol

Iniciativa do Instituto do Coração pretende incentivar torcedor a largar o vício em tabaco

sex, 29/05/2009 - 19h07 | Do Portal do Governo

“Chute o cigarro para longe, faça esse gol!”. Esse é o slogan de uma campanha idealizada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) que será colocada em prática no domingo, 31, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo.

Com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Secretaria de Estado da Saúde, profissionais do Incor vão espalhar faixas contra o fumo nos estádios do São Paulo (Morumbi), do Barueri (Arena Barueri) e do Santos (Vila Belmiro).

A idéia é circular banners com dizeres da campanha no gramado, antes do início e no intervalo das partidas entre São Paulo e Cruzeiro, Barueri e Palmeiras e Santos e Corinthians.

“Nosso objetivo é reforçar junto à população a imagem positiva do esporte com o ato de largar o cigarro em busca de saúde e de melhor qualidade de vida”, afirma Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata 5,4 milhões de pessoas por doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e enfermidades diversas todo ano – no Brasil, são 200 mil mortes por ano. Estima-se que, caso a tendência se mantenha, esse número suba para 8 milhões de pessoas mortas em decorrência do tabagismo em 2030.

O cigarro é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e por DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), 40% dos óbitos por doenças coronárias, 24% dos falecimentos por doença cérebro-vascular e 30% de todas as mortes por câncer.