SP realiza exames médicos gratuitos para fumantes

Aparelho vai verificar grau de contaminação por elementos nocivos do cigarro

qua, 27/05/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Os fumantes terão um serviço muito útil e gratuito nessa quinta-feira, 28. A Secretaria de Saúde de São Paulo vai medir o nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo de pessoas que fumam. A ação, que vai ocorrer entre às 9h e às 15h no Pátio do Colégio, tem como objetivo comemorar o Dia Mundial sem Tabaco – lembrado no dia 31 de maio.

A principal meta do evento é encaminhar os dependentes do cigarro para tratamento e orientar a população sobre os males do cigarro. Além de poder se submeter ao teste de monoximetria, o cidadão que passar pelo local também poderá responder ao Teste de Fargeströn, que avalia o grau de dependência de nicotina.

A organização do evento vai distribuir panfletos sobre os efeitos nocivos do tabaco tanto para a saúde individual como a coletiva.

“Este tipo de ação é fundamental para alertar os fumantes sobre os riscos a que estão expostos, encaminhando os interessados para os serviços de tratamento disponíveis na rede pública”, diz a médica psiquiatra e sanitarista Luizemir Lago, diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), órgão vinculado à Secretaria.

Serviço:
Teste de monoximetria
Data e horário: 28/05, das 9h às 15h
Local: Pátio do Colégio, no centro da capital