SP promove fórum sobre ações inclusivas no esporte e lazer

Evento foi realizado em Jaguariúna e encerra a série de nove fóruns realizados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

qua, 17/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

O secretário interino dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Baggio, abriu nesta quarta-feira, 17, o Fórum Regional “O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, em Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas.

Na abertura do fórum, o prefeito Gustavo Reis anunciou a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O órgão defenderá a inclusão, a participação, o direito e o exercício da cidadania das cerca de 4.000 pessoas (10% da população) com algum tipo de deficiência na cidade (dados do IBGE de 2003).

A criação desse conselho atende a uma solicitação do governador José Serra para que os municípios paulistas desenvolvam políticas municipais inclusivas e tornem suas cidades mais democráticas para todos.

Foram promovidos três workshops para órgãos e funcionários públicos, entidades representativas da sociedade civil e pessoas com deficiência, que discutiram a acessibilidade desse público a órgãos, bens e serviços públicos e privados no município.

“Apresentamos projetos que já estão sendo realizados e que deram certo nesses municípios”, conta Vanilton Senatore, coordenador de projetos de Educação Esportiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele afirma que o evento possibilitará parcerias para oferecer atividades de esporte e lazer em cada município. “Em outras palavras, queremos incluir efetivamente a pessoa com deficiência na prática e até no calendário de competições esportivas municipais, assim como nas atividades de lazer, pois sabemos que a sociedade que respeita e convive com as diferenças é uma sociedade melhor para todos”, diz Senatore.

Ele ainda destaca que a Secretaria disponibilizará aos municípios paulistas o apoio para a formação de técnicos especializados no paradesporto.

O fórum

Jaguariúna encerrou a série de nove fóruns realizados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Estado.  As outras cidades que sediram fóruns foram Catanduva, Bauru, Penápolis, Votorantim, Ourinhos, Santos, São José dos Campos e Ribeirão Preto.  O objetivo foi apresentar programas bem sucedidos que incluam as pessoas com deficiência nos esportes e no lazer oferecidos pelos municípios.

Os municípios participantes dos fóruns esportivos serão também alvo de uma pesquisa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que procurará mapear as iniciativas, os equipamentos, a infraestrutura para a oferta democrática de espaços e oportunidades para o paradesporto e o lazer das pessoas com deficiência no Estado.