SP isola e identifica vírus da gripe A H1N1

Sequenciamento genético contribui para a produção da vacina e para avaliar a resposta aos antivirais

ter, 16/06/2009 - 18h42 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo conseguiu isolar e sequenciar, de forma pioneira no Brasil, o vírus da gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. O trabalho foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, a partir do material colhido do primeiro caso paulista da doença, confirmado em abril.

Seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria denominou a nova estirpe de Influenza A/São Paulo/H1N1. O sequenciamento genético revelou uma mutação na proteína Hemaglutinina, responsável pela capacidade de infectar do vírus, que já não tem o mesmo padrão do vírus da Califórnia (EUA), o primeiro isolado na atual pandemia.

A caracterização genética do vírus é fundamental para saber se o padrão se mantém ou já diferenciou dos encontrados em outras regiões do mundo.

“Esse trabalho é de extrema importância para monitorar o comportamento do vírus, o que irá contribuir para a produção da vacina e para avaliar a resposta aos medicamentos antivirais”, afirma Marta Salomão, diretora do Instituto Adolfo Lutz.

Até o momento foram registrados no Estado 27 casos de gripe A H1N1. Outros 21 casos são considerados suspeitos e estão sendo investigados. Não há nenhum óbito pela doença em São Paulo.

Dezoito hospitais em todo o Estado funcionam como referência para atendimento de casos suspeitos da nova gripe. Essas unidades possuem leitos de isolamento e ficam de prontidão para identificar qualquer caso, comunicar o fato imediatamente ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria e colher amostras de secreções nasais e da garganta dos pacientes.

Os exames virológicos estão sendo realizados no Instituto Adolfo Lutz, uma das três referências nacionais para a identificação da influenza que atende às normas de biossegurança necessária para a manipulação de vírus.

Da Secretaria da Saúde