SP firma acordo internacional em defesa dos recursos hídricos

Pacto visa garantir soluções para escassez de água e falta de saneamento

sex, 29/05/2009 - 19h19 | Do Portal do Governo

São Paulo será pioneiro em uma parceria internacional para defender as águas brasileiras. Na terça-feira, 2, o Estado adere ao documento “Consenso da Água” em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Criado em Istambul durante o 5º Fórum Mundial da Água realizado em março deste ano, o documento contou com a participação de 250 representantes locais e regionais, empenhados em elaborar um plano de ação para gerir os recursos hídricos de forma sustentável.

Até agora, nenhum governo local ou regional brasileiro assinou o acordo. O Estado de São Paulo, reconhecido por implantar ações inovadoras na gestão dos recursos hídricos, assumirá mais este desafio em um ato chamado de “Pacto das Águas São Paulo”.

O evento será realizado no município de Bocaina às 9h30 da próxima terça-feira. Participarão do ato os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

A meta é conquistar o apoio do maior número possível de prefeitos, interessados em assumir esse desafio pela defesa das águas paulistas. A expectativa é conseguir um número de adesões maior do que o conquistado em todo o mundo durante o Fórum de Istambul.

“Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

O representante municipal que assinar o Pacto das Águas terá como compromisso fazer um diagnóstico dos recursos hídricos e das condições de saneamento do entorno da sua cidade, traçar metas e colocar em prática um plano de ação.

Todo o trabalho será orientado por especialistas das duas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece a cada três anos, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.

Serviço
Pacto das Águas São Paulo
Data: 02/06 – terça-feira
Concentração às 9h30, na Praça da Matriz do município de Bocaina
Adesões às 10h00, na Fazenda Barraca, às margens do rio Jacaré Pepira