Serra ressalta ações da CDHU na abertura do Salão Imobiliário de SP

Serão 100 mil moradias em quatro anos; 37 mil famílias já foram beneficiadas desde 2007

qui, 24/09/2009 - 18h48 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta quinta-feira, 24, da abertura oficial do Salão Imobiliário de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital. No evento, que vai até domingo, 27, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) apresenta novos conceitos de moradia para baixa renda em seu estande. “O Estado tem sido muito ativo na política habitacional, especialmente para as famílias que ganham até três salários mínimos, que não têm condições de comprar uma moradia sem ter subsídio ou incentivo do poder público”, disse Serra durante cerimônia de abertura.

Em todo o Estado, desde 2007, a CDHU beneficiou quase 37 mil famílias, investindo mais de R$ 887 milhões em novas moradias e obras de urbanização. Só na capital, foram mais de 18,5 mil famílias. “São 100 mil moradias nestes quatro anos. Mais do que isso, estamos investindo muito na área de urbanização para melhorar as moradias existentes. Alguns lugares considerados favelas estão se tornando bairros”, completou o governador.

CDHU no Salão

Um dos destaques é o Programa Vila Dignidade, desenvolvido pelo Governo para promover moradia digna e apoio social aos idosos. Os empreendimentos são condomínios horizontais de até 24 unidades habitacionais, com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, entre eles barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

Também é apresentado o novo padrão de construção de moradias que incorporam melhorias como o terceiro dormitório, aquecedor solar e o conceito de acessibilidade do Desenho Universal, utilizado pela CDHU em todos os novos projetos de moradias de Interesse Social no Estado.

Outro destaque é o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, um dos principais projetos do Governo que envolve o atendimento habitacional e a preservação do meio ambiente. Com um conjunto de ações, como a remoção de famílias de áreas de risco, reurbanização de setores consolidados e regularização fundiária, o programa pretende dar condições seguras de moradias às famílias instaladas na Serra do Mar, além de prevenir riscos de catástrofes ambientais.

A acessibilidade também tem espaço garantido nos trabalhos desenvolvidos pela CDHU. Os novos imóveis estão sendo projetados segundo os parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Junto com o Salão, foi iniciada a “Semana Imobiliária”, de 24 a 27 de setembro, que inclui também a Expo Síndico Secovi Condomínio, a Convenção Secovi, o Encontro de Administradores de Condomínios (Enacom) e a o Prêmio Máster Imobiliário.

As empresas da cadeia imobiliária respondem por cerca de 11,3% do PIB brasileiro e por 8,2 milhões de empregos no Brasil. No Estado de São Paulo, são 240 mil empregos diretos e 1 milhão de indiretos, movimentando cerca de R$ 8 bilhões ao ano.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo