Serra inaugura Fatec de Barueri

Unidade oferece 80 vagas para graduação tecnológica em Comércio Exterior

seg, 17/08/2009 - 17h46 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou nesta segunda-feira, 17, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri, garantindo à população da Região Metropolitana novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos e de qualidade comprovada. A obra recebeu investimento total de R$ 14,6 milhões. O Estado investiu, inicialmente, cerca de R$ 600 mil em equipamentos e mobiliário.

“Nós demos prioridade número um ao ensino no Estado de São Paulo e enfatizamos área técnica e tecnológica”, declarou o governador José Serra na inauguração. No primeiro processo seletivo para a Fatec Barueri, cuja prova aconteceu no dia 28 de junho, 438 inscritos disputaram as 80 vagas distribuídas entre os turnos da tarde e da noite. No período noturno, a procura foi de 9,23 candidatos por vaga, o que demonstra o interesse da comunidade pelo curso. “Tanto as Fatecs como as Etecs oferecem ensino de qualidade, gratuito, que vira emprego e ascensão profissional. E essa região é a mais atendida do Estado”, disse o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Nona unidade implantada na Grande São Paulo (excluindo as três unidades da Capital), a Fatec vai oferecer, a partir desta semana, o curso de graduação tecnológica de Comércio Exterior. A nova unidade tem 7,2 mil m² de área construída e conta com 21 salas de aula, sala de leitura, elevadores, sete laboratórios, auditório para 170 pessoas, biblioteca e quadra coberta. “É o melhor prédio do Estado. Não é apenas imponente, é também acolhedor”, destacou José Serra.

Dos nove municípios da Região Metropolitana que contam com uma Fatec, seis integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional – Barueri, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santo André e São Caetano do Sul – uma das prioridades do governo estadual, cuja meta é dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades. Eram 26 em 2006. Hoje são 47 Fatecs em funcionamento, o que representa 90,38% da meta cumprida em apenas dois anos e meio.