Serra entrega equipamentos para o Hospital das Clínicas

Novos aparelhos beneficiarão pacientes do SUS

qua, 19/08/2009 - 19h10 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta quarta-feira, 19, equipamentos de ressonância magnética e tomografia para o Hospital das Clínicas. O investimento do Estado nos materiais atinge R$ 9,2 milhões. Os novos aparelhos possibilitarão procedimentos que, em 95% dos casos, vão beneficiar pacientes do SUS. “São todos equipamentos de última geração, o que tem de mais avançado na área”, afirmou o governador.

Foram entregues dois equipamentos de ressonância magnética, um no Instituto de Psiquiatria e outro no Instituto de Ortopedia e Traumatologia. O primeiro, em operação desde o início do mês passado, é inédito em hospitais públicos brasileiros. Indicado para exames de diagnóstico por imagem e ressonância magnética, é menos invasivo e pode atender pacientes obesos. 

O segundo equipamento realiza exames de imagens ósseo-musculares e do aparelho locomotor. Com ele é possível estabelecer a relação entre osso, músculo e tendão, fornecendo imagens mais precisas, possibilitando diagnóstico mais acurado e melhor planejamento cirúrgico. 

O equipamento de tomografia computadorizada a ser instalado no Instituto do Coração realiza exames de corpo completo, exibindo imagens de vários órgãos, o que permite avaliações volumétricas. Com o novo aparelho, a avaliação pode ser feita muito mais rapidamente, diminuindo o tempo de exposição do paciente à radiação.”Eu acho que a medicina sempre tem que avançar em duas pernas. Uma é a medicina preventiva, como o atendimento básico e a vacinação, que nós estamos bastante avançados aqui em São Paulo. A outra é a da tecnologia mais avançada. E eu acredito que São Paulo está conseguindo fazer isso”, disse Serra.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, destacou que os equipamentos “são investimentos importantes que vão ampliar e agilizar a realização de exames de diagnóstico por imagem no maior complexo hospitalar da América Latina, beneficiando os usuários do SUS”. 

A visita do governador e do secretário começou no Instituto de Psiquiatria. Em seguida, eles se dirigiram para o Instituto do Coração (Incor).