Serra anuncia programação da Virada Cultural Paulista 2009

Jorge Ben Jor, Marcelo D2 e Almir Sater estão entre as 560 atrações confirmadas no maior evento cultural do interior e litoral

qua, 06/05/2009 - 15h47 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou nesta quarta-feira, 6, a programação da terceira edição da Virada Cultural Paulista, maior iniciativa cultural do interior e litoral de São Paulo. Criada na gestão Serra quando prefeito de São Paulo e inspirada na edição da capital, o Virada Cultural do interior terá início às 18h do sábado, 16, e as atrações prosseguem até as 18h do domingo, 17. Durante 24 horas, instituições culturais e espaços públicos serão ocupados por diversos espetáculos, todos com entrada franca. As unidades do Sesc São Paulo e do SESI – instituições apoiadoras do evento – também têm programação integrada à Virada.

Com investimento de R$ 5,5 milhões, o evento foi ampliado: em 2009, participarão 20 municípios e mais de 100 novas atrações vão entrar na programação. No total, serão 560 apresentações entre os dias 16 e 17, para um público estimado de mais de 1 milhão de pessoas. “Chegou a hora da terceira Virada Cultural. Paulistas de 20 diferentes cidades do Estado vão ocupar teatros, praças, restaurantes e bares para usufruir 560 atrações entre espetáculos de música, dança, teatro e circo, além da exibição de filmes e exposições de arte”, comemora o Secretário de Estado da Cultura João Sayad.

Duas cidades paulistas recebem o evento pela primeira vez. Santa Bárbara d’Oeste e Mogi Guaçu, ambas da região de Campinas. Também participam da Virada Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba.

A Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público estimado é de 1 milhão de pessoas que poderão acompanhar mais de 560 apresentações.

Destaques

Diversidade é a marca da Virada Cultural Paulista 2009. Destaque para as atrações inspiradas no Ano da França no Brasil e os shows retrô de bandas que fizeram sucesso nos anos 80. Além de shows musicais, a Virada terá intensa programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo, cinema e música erudita.

Cinema

Entre as atrações, destaque para os filmes O Fabuloso Destino de Amélie Poulain; Paris, Te Amo, uma coletânea com 21 curtas; Pintar ou Fazer Amor ; Em Paris e o infantil Brincadeiras de Criança – filme composto por uma série de curtas-metragens de animação feitos por cineastas franceses e exibido em parceria com a Cinemateca Francesa e o Consulado da França em São Paulo nas cidades de Caraguatatuba, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Presidente Prudente. Os santistas poderão conferir Decididamente Animados, uma seleção de curtas de animação da recente safra de jovens diretores franceses.

O Cinema Tocado é uma sessão de cinema mudo com trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Michelle Agnes (piano, harmônico) e Cristiano Rosa (sintetizadores, instrumentos eletrônicos vivos) e conta com interferências visuais e videografismos de Nívio Mota, que remonta aos primórdios da exibição pública de filmes, especificamente na França. A programação será composta por filmes como O Gordo e o Magro e algumas animações anônimas do início do século XX.

Música

Quando o assunto é música, entram em cena grandes nomes da música brasileira como Moraes Moreira e Banda (Araçatuba), Otto (Bauru), Lobão (Mogi Guaçu), Ratos de Porão (Franca), Lenine (Indaiatuba), Cachorro Grande (Jundiaí), Leci Brandão (Marília), CPM 22 (Presidente Prudente), Pitty e Dona Ivone Lara (Santos), Jorge Ben Jor (Santa Barbara d’Oeste), Ná Ozzetti (São Bernardo do Campo), Arrigo Barnabé (São João da Boa Vista), Arnaldo Antunes (São José do Rio Preto), Titãs e MV Bill (Araraquara), Monica Salmaso (Caraguatatuba) e Sepultura (São José do Rio Preto).

A presença de artistas de sucesso nos anos 80, com apresentações retrô, também dá um toque especial à programação. O público poderá conferir shows de artistas como Trio Los Angeles (Presidente Prudente), Antônio Carlos & Jocafi (Mogi Guaçu), Radio Taxi (Franca), Blitz (Ribeirão Preto e São José dos Campos), entre outros.

Jovens artistas que despontaram na cena musical no País como Brazov (Rio), Móveis Coloniais de Acaju (Brasília) Cordel do Fogo Encantado e Seu Chico (Pernambuco) e o Macaco Bong (Cuiabá) também marcam presença na Virada.

Celebrando o Ano da França no Brasil, artistas apresentarão canções francesas de seus repertórios. Vale a pena conferir o show da banda Jokers, que se apresenta em Araraquara, a cantora Ligiana, que faz show em Bauru, e Renato Godá, em Mogi Guaçu.

Teatro e Dança

A platéia poderá conferir peças baladas como Querô, com o grupo Folias D’Arte, em Araçatuba; O Homem da Tarja Preta, de Contardo Calligaris, em Jundiaí; Na Casa de Ruth, da cantora Fortuna, em Santos; A Comédia do Trabalho, da Cia. do Latão, em São Bernardo do Campo. Em Caraguatatuba, a Brava Companhia apresenta o espetáculo A Brava, em que drama e humor se misturam à música e a referências da cultura pop para recontar a saga de Joana D’Arc. A Brava traça paralelos entre a épica trajetória da santa padroeira da França e questões dos dias atuais.
Para os amantes das sapatilhas, a programação também é eclética com apresentações de grandes companhias como a São Paulo Cia. de Dança, que apresenta Gnawa e Serenade, em Araraquara; o Balé da Cidade de São Paulo, que leva La Valse, Frágil e Dualidade@Br para Caraguatatuba, e coreografias mais contemporâneas como Lado B do grupo Repentistas do Corpo, em Assis, ou Jardim de Tândalo, da Cia. Borelli, em Santos.

Intercâmbio

Um dos objetivos da Virada Cultural é o estímulo ao intercâmbio entre os artistas das cidades participantes. Entre os exemplos deste ano estão a Banda Vambora de Jaú, que se apresenta em Assis; o grupo Sunwalk & the Dog Brothers, de Ribeirão Preto, que toca em Araçatuba; Gaijin Sentai, de Caraguatatuba, vai a Araraquara; Mister Up Band, de Bauru, toca em Presidente Prudente; e Ziczira, de Indaiatuba, que leva seu rock alternativo para São João da Boa Vista.

Acesse www.cultura.sp.gov.br e veja a programação completa e o horários das atrações das 20 cidades que participam da Virada Cultural Paulista 2009.