São Paulo ganha Unidade de Tratamento de Queimaduras

Centro de atendimento também formará equipes especializadas na área

qui, 25/06/2009 - 18h53 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman participou nesta quinta, 25, da inauguração da Unidade de Tratamento de Queimaduras, no Hospital São Paulo – Hospital Universitário da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Em parceria com o Instituto Pró-Queimados (IPQ), será oferecido para a população um centro cirúrgico com quatro leitos de UTI, mais seis leitos de enfermaria e nova infra-estrutura do mais alto nível médico-hospitalar. Os atendimentos serão iniciados em julho. O espaço também possibilitará a formação e especialização de equipes multiprofissionais e realização de pesquisas científicas na área.

No Brasil, estima-se a ocorrência de um milhão de acidentes com queimaduras por ano, sendo que apenas 10% são hospitalizadas, com aproximadamente 2.500 mortes por ano. Além de ampliar a quantidade de leitos para a área, a Unidade de Tratamento de Queimaduras desenvolverá novas técnicas de auto-enxertos cultivados e de biotecnologia de pele.

Há 11 anos, o IPQ promove a reinserção social das vítimas de queimaduras e dá suporte aos familiares por meio da UAS – Unidade de Atendimento Social, que conscientiza a sociedade da gravidade de uma queimadura e quão complexo é seu tratamento e reabilitação.

Com 779 leitos ativos, o Hospital Universitário da Unifesp é responsável por atender uma área que abrange mais de 5 milhões de habitantes, além de pacientes oriundos de todas as regiões do País.