São Paulo fecha parcerias com Alagoas

Acordos firmados marcam a transferência de tecnologia e gestão operacional

sex, 14/08/2009 - 18h44 | Do Portal do Governo

O governador José Serra esteve nesta sexta, 14, em Maceió, participando de eventos que marcaram a assinatura de contratos de transferência de tecnologia e gestão operacional entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) com as companhias alagoanas equivalentes.

Inédito na formatação entre empresas públicas de saneamento, o acordo de R$ 25 milhões firmado pela Sabesp com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) beneficiará 1 milhão de habitantes – 56% da população atendida pela concessionária local – e será concentrado na redução de perdas com intervenções nas redes de distribuição, nos medidores e na área comercial para melhoriar o abastecimento em Maceió.

Além da preservação dos mananciais da região, a parceria visa a diminuição em 15% das perdas em um período de 18 meses e o incremento de receita da Casal. O adicional gerado será compartilhado entre as empresas durante a vigência do contrato, que inclui ainda pesquisa e reparos de vazamento, recadastramento e fiscalização de ligações, aumento de eficiência da micromedição e setorização da rede.

Entre a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp) e a Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal – Imprensa Oficial Graciliano Ramos do Estado de Alagoas) foi assinado um protocolo de intenções para modernização, implementação e aprimoramentos dos serviços prestados pelas duas empresas.

A parceria vai abranger diversas áreas de atuação, com destaque para o setor de tecnologia gráfica, editora, certificação digital, digitalização e gerenciamento eletrônico de documentos. Haverá ainda prestação de serviços gráficos, edição e coedição de livros de interesse público e difusão cultural e desenvolvimento de projetos relacionados a assessoria de comunicação e agência de notícias. A Imprensa Oficial também vai auxiliar a Cepal na área de Certificação Digital, tecnologia que confere mais segurança, autenticidade, integridade e validade jurídica em documentos e procedimentos eletrônicos.

Nota Fiscal Alagoana

O governador José Serra ainda participou da entrega dos principais prêmios no primeiro sorteio da Nota Fiscal Alagoana. Inspirado na Nota Fiscal Paulista, o programa foi implantado em novembro do ano passado naquele Estado. Além de Alagoas, já demonstraram interesse neste sistema de combate à sonegação os Estados da Paraíba, Maranhão, Sergipe e Santa Catarina.