Sabesp promove curso internacional de tratamento de esgotos

Curso inclui visitas e aulas práticas em lagoas e estações de tratamento em cidades do interior

seg, 03/08/2009 - 17h39 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceria com a Japan International Cooperation Agency (JICA) – braço do governo japonês responsável pela implementação de programas e projetos de cooperação técnica do Japão com países em desenvolvimento – está promovendo a 10ª edição do Curso Internacional de Tratamento de Esgotos Domésticos (TCTP).

O curso começou na sexta-feira, 31 de julho. Durante um mês, profissionais de diversos estados brasileiros, além de representantes de outros países, como Angola, Chile, Cabo Verde, Colômbia, Guatemala, Nicarágua, Peru e República Dominicana, terão contato com o que há de mais moderno e avançado em processos de coleta e tratamento de esgotos.

As  aulas acontecem no centro de treinamento da Unidade de Negócio da Sabesp em Franca. A programação ainda inclui visitas e aulas práticas em lagoas e estações de tratamento em cidades do interior paulista, além de uma semana de treinamentos na sede da Sabesp, na Capital. Os participantes também farão uma visita à Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento (Fenasan), principal evento do setor que acontecerá entre os 19 e 21 de agosto, no Expo Center Norte. 

O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimento técnico para o gerenciamento e a elaboração de planos de ação para o estabelecimento de sistemas completos de tratamento de esgotos, de acordo com as necessidades e restrições locais, garantindo, com isso, a conservação de seus recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.

Para os organizadores, “este evento contribui para o aumento do conhecimento dos efeitos ambientais causados pelas descargas de esgotos, e técnicas para equacionar esse problema, assim como as exigências urgentes de soluções efetivas aos crescentes problemas de poluição ambiental no mundo”. Até esta edição, 350 profissionais já foram capacitados com esse programa.

O curso abordará técnicas de disposição e tratamento, negócios que podem ser gerados a partir do tratamento dos esgotos, custos e otimização de Estações de Tratamento de Esgotos; processos avançados de tratamento de águas residuárias; programa de recebimento de efluentes não-domésticos em sistemas públicos de esgotos; conceitos e tecnologias para redução e garantia de qualidade dos efluentes; critérios e tecnologias para o reuso industrial, agrícola, lavagem de ruas e outros.

Ao final do curso, cada aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão.

Da Sabesp