Sabesp opera na cidade com melhor saneamento no Brasil

Franca ficou em primeiro lugar em pesquisa do Instituto Trata Brasil

qua, 20/05/2009 - 17h29 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recebeu uma boa notícia do Instituto Trata Brasil. A entidade classificou Franca como o município que tem os melhores índices de saneamento do Brasil. Santos ficou em quarto lugar. A Sabesp opera nas duas cidades, tanto na distribuição de água quanto na coleta e tratamento de esgoto.

A classificação de Franca se dá pelas métricas e certificações internacionais aplicadas na unidade de negócios da cidade, tanto na distribuição de água como no tratamento dos esgotos. Sua Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) é uma das mais modernas do país e foi a primeira registrada no Ministério da Agricultura como uma indústria de insumos agrícolas. A cidade foi pioneira na produção de biossólidos para o aproveitamento, na agricultura, do lodo produzido em sua ETE.

Santos, na Baixada Santista, também foi destaque como exemplo no combate às perdas de água. O índice de perda na cidade é de 18%, muito abaixo da média do país, de 40%. Outra conquista importante que a diferencia entre os municípios brasileiros é a universalização da distribuição de água e de tratamento de esgoto na cidade.

Universalização – O Estado de São Paulo já conta, por meio da Sabesp, com 112 municípios que conquistaram a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. Até 2018, a empresa pretende universalizar os serviços de saneamento básico em todas as 366 cidades em que atua.

Neste ano, a Sabesp espera universalizar seu atendimento em mais de 30 municípios. Até dezembro a empresa deve atingir 100% dos esgotos coletados e tratados nas 82 cidades operadas na região noroeste do Estado.

Para 2010, a companhia prevê a universalização dos serviços nos nove municípios da Baixada Santista e nos das regiões de Franca e Presidente Prudente, cujas unidades de negócio da empresa atendem 29 e 62 cidades, respectivamente.

Em 2012, a Sabesp planeja chegar a 100% de abastecimento, coleta e tratamento de esgoto no litoral norte, vales do Paraíba e Ribeira, e nas regiões de Botucatu, Bragantina, Alto do Paranapanema, além das 12 cidades em que opera nas bacias dos rios Capivari e Jundiaí.

A previsão para a Região Metropolitana de São Paulo é a de que a companhia atinja a universalização dos serviços em 2018. Atualmente, a empresa coleta 84% e trata 70% dos esgotos. Em 1992, quando foi iniciado o Projeto Tietê, esses índices eram de 70 e 24%. Neste ano, o programa entra em sua terceira fase.

Para poder alcançar os objetivos traçados, a Sabesp manterá a previsão de investimentos para 2009-2010. Até lá, a companhia espera investir mais de R$3,3 bilhões, sendo R$1,6 bilhão só neste ano.