Sabesp distribui cartilhas sobre uso racional da água nas escolas

Manuais serão entregues para 800 unidades da Secretaria Municipal da Educação

ter, 18/08/2009 - 18h41 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começa nesta terça-feira, 18, a distribuição de cartilhas que ensinam como usar racionalmente a água. Os manuais serão entregues para professores, gestores, funcionários e alunos de escolas da rede pública municipal. A primeira escola a recebê-los é a EMEE Helen, localizada no bairro da Aclimação, na capital paulista.     

As cartilhas são resultado da parceria entre a Sabesp e Prefeitura de São Paulo. Elas serão entregues a 800 instituições: 750 escolas municipais e 50 prédios da Secretaria de Educação. Entre as 800 unidades, 29 já aderiram ao programa PURA; as demais estão em processo de adoção.  Esse programa promove mudanças culturais e tecnológicas para reduzir o consumo de água e conscientizar a população sobre a escassez desse recurso.

Uma das cartilhas, o Manual do Multiplicador, é direcionada aos professores e traz informações sobre como inserir temas relacionados à água na sala de aula. A publicação dá exemplos de como abordar esse assunto em cada disciplina, como matemática, português e artes. 

Já o Manual do Controlador é voltado para o responsável pela gestão do uso da água da instituição. Ele é orientado a  detectar  vazamentos, medir o consumo do imóvel e trocar  equipamentos comuns para economizadores, entre outras questões.     

Além distribuir as cartilhas, a Sabesp prestará serviços de pesquisa e correção de vazamentos, troca ou adequação de aparelhos hidráulicos e dará treinamentos aos responsáveis para disseminar as informações aos estudantes e funcionários.

Da Sabesp