Psiquiatria do HC trata homens com distúrbios alimentares

Ambulatório do Hospital das Clínicas atende pessoas com sintomas de anorexia e bulimia

ter, 30/06/2009 - 18h40 | Do Portal do Governo

Não são apenas as mulheres que sofrem de bulimia e anorexia. Todos os meses, o Ambulatório de Transtornos Alimentares (Ambulim), órgão vinculado ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, recebe, em média, 25 homens com esses problemas. Os casos mais freqüentes são diagnosticados em jovens que têm entre 14 e 18 anos.

Os sintomas das doenças são semelhantes em homens e mulheres. Na anorexia, o doente tem o medo permanente de ganhar peso ou de se tornar obeso, a falta de percepção de que está abaixo do peso e a recusa em aceitar que tem problemas. Na bulimia, os pacientes possuem compulsão por ingestão de alimentos, para, em seguida, eliminá-los por meio do vômito provocado. Estes também costumam usar laxantes e diuréticos e praticam exercícios em excesso e jejuns prolongados.

Por serem doenças normalmente associadas às mulheres, mesmo com todos esses sintomas, há resistência entre os homens em procurar tratamento. “O padrão de IMC independe de sexo. O considerado normal deve girar em torno de 20 a 24,9 kg/m². Dentre nossos pacientes, o IMC mínimo foi de 15,5 kg/ m². A anorexia e a bulimia são, sim, problemas que afetam também os homens”, afirma Alexandre Azevedo, médico psiquiatra e coordenador do Ambulim do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Entre os fatores mais comuns para o surgimento do problema estão obesidade na infância (o mais comum), conflitos de orientação sexual, comprometimento da auto-estima e preocupação com adoecimento no futuro. Durante o tratamento, o paciente não é afastado de sua vida normal – são poucos os casos que precisam de internação hospitalar completa ou parcial.

Os interessados no programa devem ficar atentos à abertura de vagas no Ambulim. Neste momento, não há vagas disponíveis.

Serviço
Ambulatório de Transtornos Alimentares
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas
Endereço
: Avenida Doutor Ovídio Pires de Campos, 785 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3069-6975
E-mail: ambulim@hcnet.com.br