Operação Inverno combate poluição do ar em São Paulo

Ação tem objetivo de educar motoristas para manter veículos regularizados

qui, 25/06/2009 - 18h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Polícia Militar estão executando a Operação Inverno 2009. A iniciativa pretende amenizar ou prevenir episódios críticos de poluição provocadas por veículos enquanto as condições meteorológicas permanecerem desfavoráveis à dispersão dos poluentes.

Nesta quarta-feira, 24, 16 rodovias contaram com comandos que envolveram, ao todo, 125 funcionários da SMA, CETESB e Polícia Militar. Entre as 9h e as 15h, passaram pelos comandos 27.799 veículos e 4,4% deles não estavam de acordo com as especificações ambientais. Ao todo, 1223 motoristas foram multados.

“Mais que punir, esses comandos têm caráter educativo para orientar os motoristas sobre a importância de manter o veículo regulado e ajudar a combater a poluição atmosférica” afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Durante o período da Operação Inverno os veículos multados podem reduzir em até 70% o valor da penalidade se efetivarem e comprovarem a realização da manutenção do veículo.

Graziano também ressaltou a importância da sociedade participar como agente fiscalizador e lembrou do Disque Ambiente (0800 11 35 60) – canal de denúncias da Secretaria do Meio Ambiente. Atualmente, 50% das denúncias registradas no Disque Ambiente são de emissão de fumaça preta.

No ano passado, durante a Operação Inverno, o serviço recebeu 3,5 mil denúncias de veículos poluidores. Os próprios motoristas que passaram pelo megacomando desta quarta-feira reconheceram que a sociedade tem que denunciar e que cabe a eles manter os veículos regulados. “Vocês estão certos, agora é levar o caminhão para o reparo e ficar uns 15 dias sem pegar estrada até o caminhão ficar pronto novamente. Vou ficar mais atento”, afirmou Sidney da Cunha, motorista multado em R$ 915.