Mutirão do Emprego em Ribeirão Preto oferece mais de 5 mil vagas

Cadastro pode ser feito no Poupatempo ou pelo site do programa Emprega São Paulo

qui, 17/09/2009 - 18h06 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), lançou na terça-feira, 15, o 2º Mutirão do Emprego, no Poupatempo do Novo Shopping, em Ribeirão Preto. São oferecidas 5.771 vagas de trabalho na região, por meio do sistema gratuito e online de intermediação de mão de obra Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). 

A maioria das oportunidades está nos setores de telemarketing e supermercados. O número de vagas disponibilizadas é 16 vezes maior do que as 350 habituais. 

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, afirma que o Mutirão é uma ação integrada entre o Governo de São Paulo e o município. “Essa quantidade de vagas comprovou que Ribeirão Preto tem motor. Com isso damos um passo fundamental para a geração de emprego”, ressalta. 

No lançamento do 2º Mutirão do Emprego, em Ribeirão Preto, funcionários da SERT cadastraram candidatos às vagas no site do Emprega São Paulo e orientaram sobre as vagas disponíveis. Além disso, também foram oferecidos aos cidadãos os serviços de emissão de carteira de trabalho e pedido de seguro-desemprego. Mais de 400 pessoas passaram pelo local. 

Para a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, o Emprega São Paulo é uma iniciativa de utilidade pública que reforça a preocupação com o mercado de trabalho. “O programa é um trabalho que deveria ser copiado por outros estados”. Ela garante que a parceria com o Banco do Povo Paulista (BPP) também é ponto fundamental na geração de renda. “Vamos, junto com o Banco do Povo, melhorar as condições da população que quer desenvolver uma atividade econômica”, conclui. 

Emprega São Paulo 

O Emprega São Paulo é uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet. Torna mais rápido e simples o encontro entre cidadãos desempregados ou à procura de uma nova oportunidade e empregadores de diferentes segmentos que precisam de mão-de-obra. Para utilizá-lo, basta acessar o site www.empregasaopaulo, criar login e senha. O apoio aos usuários é feito pela central de atendimento (0800-770-7378).  

O cidadão que não tem acesso à internet pode ir a um dos 210 PATs espalhados por todo o Estado, aos Telecentros e aos Infocentros – além das unidades do Acessa São Paulo e do Poupatempo. 

Os números do Emprega São Paulo o colocam como um grande portal público de oferta e busca de oportunidades de trabalho. O site entrou no ar em agosto de 2008, passou por fase de adaptação e foi lançado oficialmente pelo governador José Serra em 12 de novembro. Até o momento, dois milhões de candidatos e 111 mil empregadores se cadastraram. Neste mesmo período foram ofertadas 743 mil vagas. Mais de 778 mil pessoas foram convocadas para participar de processos seletivos. 

O cruzamento das vagas ofertadas com os currículos cadastrados ocorre automaticamente. As convocações são feitas por email ou mensagem SMS. Desde 1º de março deste ano foram enviadas mais de 181 mil mensagens em todo Estado. “A mensagem SMS é a melhor forma de localizar o candidato, já que fizemos uma pesquisa e constatamos que 92% da população têm celular”, explica o secretário Guilherme Afif. 

Histórico 

O Mutirão do Emprego é uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar as empresas a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo. O sistema já conta com mais de dois milhões de currículos cadastrados em seu banco de dados. 

Realizado em 27 de junho deste ano na cidade de São Paulo, o 1º Mutirão disponibilizou 32 mil vagas de trabalho. Naquele dia, mais de 500 pessoas cadastraram seus currículos nos guichês do PAT do Poupatempo Sé. 

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho