Metrô de SP fatura prêmio internacional na Europa

Projeto brasileiro era o único representante da América Latina

ter, 16/06/2009 - 18h39 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo acaba de ganhar um prêmio da Organização Internacional de Transporte Público (em inglês, International Association of Public Transport) em Viena, na Suíça, pela criação de iniciativas voltadas à qualificação de estudantes. Em funcionamento desde 2004, o projeto “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho” era o representante da América Latina e superou concorrentes de quatro continentes.

A companhia paulista venceu a categoria “internalship”. O prêmio destaca ações desenvolvidas para o público jovem por empresas de transporte de todo o mundo. Na edição passada, o metrô de Cingapura foi o ganhador.

Criado em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, o projeto tem, atualmente, 420 jovens com idades entre 16 e 21 anos. Os estagiários trabalham nas áreas administrativas e nas estações e suas principais funções são orientar usuários, auxiliar idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Dirigido aos jovens de baixa renda, o programa oferece a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado de até um ano. As vagas são para estudantes de ensino médio da rede pública estadual.