Mania de Colecionar é a nova exposição do Museu do Futebol

Mostra acontece até o dia 16 de agosto

ter, 19/05/2009 - 18h19 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, inaugura hoje, 19, a mostra “Mania de Colecionar”. A exposição terá mais de 5 mil peças, entre camisas de times de todo o Brasil, botões de coleções clássicas e flâmulas das décadas de 50 e 60.

A escolha dos objetos foi realizada a partir da plasticidade, diversidade de formas geométricas, cores, estampas, figuras e tipografias de cada época. A seleção mostra os critérios e as manias dos colecionadores de torcer e guardar lembranças que remetam ao mundo da bola.

Cada uma das seções da mostra – Camisas, Flâmulas e Botões – é acompanhada por textos que tiveram a colaboração dos escritores e críticos de futebol Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Duarte e José Renato Santiago.

A seção dos 5 mil botões, divididos nas categorias profissionais e lúdicos, exibe a arte do futebol de mesa ou botão, como é conhecido. Os visitantes podem testar suas habilidades, aprender técnicas ou conhecer diversos tipos de materiais utilizados na confecção de botões: acrílico, chifre de boi, resina, baquelite, casca de coco, entre outros. Algumas peças são do acervo do presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, José Farah, que emprestou sua coleção para homenagear o jogo que marcou sua infância.

Quatro vídeos completam a exposição. O primeiro é uma simulação, narrada pelo jornalista Paulo Bonfá, de trechos da final da Copa de 70, Brasil e Itália, apresentados num jogo de botão que rememora a partida. O segundo apresenta o processo industrial de fabricação dos botões; já em dois outros vídeos, colecionadores e botonistas dão depoimentos sobre a mania de colecionar e a paixão pelo futebol de mesa. 

O Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado e já atraiu mais de 210 mil pessoas.

Serviço

Exposição Mania de Colecionar
De 19/05 a 16/08
Museu do Futebol
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10h às 18h
Bilheteria: das 10h às 17h
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848