Heliópolis ganha Escola Técnica

Serão oferecidas 520 vagas em cursos do Centro Paula Souza já no 2º semestre

qua, 17/06/2009 - 18h34 | Do Portal do Governo

O governador José Serra assinou na segunda-feira, 15, o decreto de criação da Escola Técnica Estadual de Heliópolis, como parte do Plano de Expansão para o Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual. Foram criadas 520 vagas em cinco cursos técnicos. As aulas começam já no segundo semestre de 2009.

Heliópolis vem sendo urbanizada desde 2007. Localizada no distrito do Ipiranga, ainda é considerada uma das áreas mais precárias da cidade em termos de escolaridade e mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, a renda per capita no bairro é de apenas R$ 213,26, segundo o Atlas do Trabalho e do Desenvolvimento da Cidade de São Paulo.

Ações para garantir melhor renda, saúde e educação fizeram com que a situação melhorasse nos últimos anos. A chegada da Etec deverá contribuir para incrementar esse quadro – oito em cada 10 ex-alunos de Escolas Técnicas (Etecs) estaduais estão empregados um ano depois de formados.

A recém-criada Etec já participa do primeiro vestibulinho para o segundo semestre de 2009. A prova será neste domingo, 21. Os cursos técnicos são de Administração, Design de Interiorers, Edificações, Informática e Nutrição e Dietética.

Coube ao Estado a construção do prédio, em terreno cedido pela Prefeitura. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake. O valor do investimento no imóvel, que deve estar concluído no fim do semestre, ultrapassou R$ 9,5 milhões. A unidade fará parte do Centro de Convivência de Heliópolis.

Com a nova unidade, o Centro Paula Souza, autarquia responsável pelo ensino técnico e tecnológico público no Estado, passa a administrar 158 Etecs, sendo 24 na Capital, e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) distribuídas em 131 cidades paulistas.