Greening: o combate, pelo citricultor, é cada vez mais importante

Os relatórios feitos pelos citricultores paulistas no mês de julho mostram que o greening, doença que ataca os laranjais, tem avançado pelas propriedades. No levantamento totalizado pela Secretaria de Agricultura […]

qui, 07/08/2008 - 15h53 | Do Portal do Governo

Os relatórios feitos pelos citricultores paulistas no mês de julho mostram que o greening, doença que ataca os laranjais, tem avançado pelas propriedades. No levantamento totalizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento foram entregues 12.147 relatórios de inspeção e erradicação de árvores, perfazendo 65% do total de 18.700 propriedades com citros no Estado de São Paulo. Pelos dados, 5.806 dos pomares apontaram presença da doença, o que representa 47,80% do total inspecionado. Nos relatórios de janeiro, o percentual era de 37%.

A área técnica tem alertado que o mais importante no combate ao greening é o “olhar” do dono do pomar. Com inspeções feitas regularmente na propriedade é possível controlar a doença, arrancando as árvores doentes, já que esta é a única forma de combate. Os profissionais da Defesa intensificam os trabalhos em todas as regiões citrícolas e o produtor que não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas estará sujeito às autuações.

Secretaria de Agricultura

(11) 5067-0069/0126