Governo cria programa para combater roubos a condomínios

Secretaria da Segurança Pública unifica procedimentos para combater esse tipo de crime

qui, 03/09/2009 - 18h06 | Do Portal do Governo

Os roubos a condomínios passam a ser objeto de um programa policial específico da Secretaria da Segurança Pública, que cria procedimentos unificados para o combate a essa modalidade criminosa. A criação do Programa de Prevenção e Repressão de Roubos a Condomínios foi publicada no Diário Oficial de terça-feira, 2, e assinada pelo secretário da pasta, Antonio Ferreira Pinto. 

O objetivo da medida é racionalizar recursos, condições e procedimentos das unidades especializadas e de bases territoriais da Polícia Civil e Militar. Segundo Waldomiro Milanesi, delegado titular da Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, “esse programa inverte a lógica do trabalho policial contra crimes em condomínios, criando ações pró-ativas das polícias na prevenção e repressão dessa modalidade criminal”. 

O novo programa determina que todas as ocorrências em condomínios da Capital sejam repassadas à divisão, subordinada ao Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), mesmo que o roubo tenha sido cometido em um único imóvel. A unidade será responsável por todos os atos de polícia judiciária sobre o caso, inclusive em situações de flagrante. 

Os casos em que a vítima for abordada do lado externo do conjunto, com o objetivo de facilitar a entrada do assaltante no condomínio, também devem ser repassados à divisão, além das denúncias anônimas feitas no Disque-Denúncia, através do número 181. 

A comunicação dos crimes em conjuntos residenciais também deverá seguir para a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública, que irá alimentar um banco de dados com as informações das ocorrências. 

Reuniões com Sindicato de Habitação 

Um grupo de trabalho formado em junho deste ano, coordenado pela Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, já se reuniu por três vezes com o Sindicato de Habitação (Secovi) para discutir práticas de prevenção e repressão a roubos em condomínios. “A participação do sindicato é importante para discutirmos os problemas e propormos soluções em conjunto”, disse Milanesi. 

Interior e Grande São Paulo  

Casos registrados na região circunscrita pelo Departamento de Polícia Judiciária da Grande São Paulo (Demacro) serão tratados pelas Delegacias Seccionais subordinadas a esse departamento. 

Os crimes cometidos nas áreas das Delegacias Seccionais do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) serão investigados pelas Delegacias de Investigações Gerais (DIG) e, nos demais municípios, pelas respectivas delegacias de polícia. 

Patrulhamento preventivo  

Os pontos críticos identificados pelos dados da CAP irão delimitar áreas onde os homens da Civil e PM irão intensificar o policiamento. Em casos ocorridos nos últimos 30 dias, as viaturas policiais vão circular com informações sobre o roubo, descrição dos autores, objetos subtraídos e eventuais veículos usados, além de outras informações que ajudem na detenção dos suspeitos. 

Curso para combate aos crimes em condomínios  

A Academia de Polícia Civil (Acadepol), com o apoio da Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, irá promover curso aos policiais do Demacro e do Deinter para proporcionar treinamento especializado no combate aos crimes em condomínios. De acordo com a resolução, o prazo para início do curso é de 45 dias. 

No treinamento, serão enfatizados pontos como o modus operandi dos criminosos, a coleta de indícios, providências para o registro do boletim de ocorrência, procedimentos especiais de investigação e mapeamento dos delitos vinculados, além da metodologia no trabalho investigativo de roubo a condomínios.

Da Secretaria da Segurança Pública