Governador lança licitação para construção da ETE São Joaquim da Barra

Estação de Tratamento de Esgoto faz parte do Programa Água Limpa, que tem como objetivo implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp

sáb, 13/06/2015 - 19h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu início neste sábado, 13, ao processo de licitação para construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Joaquim da Barra. A ETE será construída pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e faz parte do Programa Água Limpa.

“Terça-feira estará publicada no Diário Oficial a licitação. Já temos o licenciamento ambiental, o projeto executivo e, terminada a licitação com o contrato assinado, em 12 meses a obra estará concluída. Além do benefício para a saúde, saneamento, meio ambiente, pesca e turismo, a obra também trará emprego, porque com o esgoto tratado poderão vir mais indústrias, conjuntos habitacionais e importantes investimentos para o município”, afirmou Alckmin.

As obras incluem a construção de uma Estação de Tratamento Compacta tipo UASB, que opera com reatores mistos (processo anaeróbio seguido de lodo ativado por aeração prolongada) e biofiltro anaeróbio submerso; 800 metros de emissário de esgoto bruto e 250 metros de emissários de efluentes tratados.

A unidade terá capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de São Joaquim da Barra, beneficiando mais de 57 mil moradores (população prevista para 2030). Essa ETE vai permitir a remoção de aproximadamente 86 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no Rio Sapucaí. A expectativa é iniciar as obras em 90 dias e entregar a ETE de São Joaquim da Barra em 12 meses.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

O programa já beneficiou 94 municípios, uma população de 1,54 milhão de habitantes. Este conjunto de obras representou um investimento de R$ 172 milhões e permitiu a retirada de 2,7 mil toneladas de carga orgânica lançada “in natura” nos rios.

O Governo do Estado está investindo mais R$ 305,6 milhões na implantação de sistemas de tratamento de esgotos pelo Água Limpa em 36 municípios, beneficiando mais 747 mil habitantes. Essas novas ETEs permitirão a remoção de 1,35 mil toneladas de carga orgânica lançada “in natura” nos rios.