Fussesp realiza segundo mutirão do programa Visão do Futuro

Crianças com problemas de visão ganham óculos e terão melhores condições de estudar

sex, 22/05/2009 - 18h48 | Do Portal do Governo

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP) realiza neste sábado, 23, das 8h às 17h, o segundo mutirão do programa Visão do Futuro. A iniciativa ocorrerá em três locais diferentes: Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital São Luiz Gonzaga, administrado pela Santa Casa, no Jaçanã.

Esta é segunda etapa do projeto, que acontecerá todos os sábados até o dia 15 de agosto, exceto no período de recesso escolar (dez dias de julho) e no dia 13 de junho (feriado de corpus Christi). Neste segundo mutirão serão examinadas 2,3 mil crianças que apresentaram alteração de visão durante os testes de acuidade visual realizados pelos professores nas escolas.

“É muito importante conscientizar a população de que é preciso cuidar cedo da visão das crianças. Elas têm direito à escola e ao estudo, mas nós temos que dar todas as condições para que possam exercer esse direito. Crianças que têm dificuldade de visão não conseguem estudar. Então, de nada adianta ter o direito se a criança não tem dinheiro para ir ao médico ou comprar óculos. Se nada for feito, essa criança será o analfabeto de amanhã. Por isso, é muito importante a participação ativa dos nossos parceiros: a Associação das Consulesas de São Paulo, que está doando os óculos, e os médicos que, ao mesmo tempo em que se dedicam aos mutirões, realizam uma importante pesquisa, que nos fará saber como é que está a visão da população”, afirmou Monica Serra.

O programa Visão do Futuro treina professores para que eles possam realizar testes de acuidade visual nos 131 mil alunos matriculados na 1ª série e no 1.º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal da capital. Após esta triagem, as crianças que apresentam problemas visuais são encaminhadas para os mutirões. Lá, elas são examinadas por médicos que verificam se existe a necessidade do uso dos óculos. Uma equipe fica disponível nos mutirões para observar qual modelo de armação pode ser adotado pelo aluno, levando em conta a preferência da criança. Cada par de óculos receberá um código de barras com a identificação do usuário e os pais precisam assinar um termo de recebimento. Os óculos (armação e lentes) são doados pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp).

Testes

Os testes de acuidade visual começaram no dia 29 de abril. Ao término dos mutirões e da entrega dos óculos, o Programa terá um diagnóstico completo sobre a saúde visual das crianças entre 6 e 8 anos do ensino público da capital. Além disso, os alunos que apresentarem dificuldades visuais serão acompanhados anualmente pela rede de serviços de Saúde, garantindo assim a continuidade do atendimento.

Segundo dados coletados no Programa MAPA TAV, já foram realizados 45.825 Testes de Acuidade Visual, o que corresponde a aproximadamente 35% do total de alunos. Dentro de um dos critérios de encaminhamento para consulta os 4.800 Professores da rede estadual e municipal já identificaram 3.917 alunos como tendo alguma dificuldade de visão, onde 2009 alunos são do sexo feminino e 1908 são do sexo masculino.

O programa Visão do Futuro é uma parceria do FUSSESP com a Aconsp, as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Saúde, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Locais:

Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo
Alameda Rodrigo Brum, 1989 – Vila Paranaguá
1,2 mil alunos

Santa Casa / Centro
Rua Cesário Mota Junior, 112 – Santa Cecília
Pavilhão Conde de Lara
Responsável: Dra. Cristina
800 alunos

Santa Casa / Hospital Municipal Luiz Gonzaga
Rua Michel Ouchana, 94 – Jaçanã
300 alunos