Fundação Casa aposta no esporte

Projeto com oito modalidades esportivas ajuda na reabilitação de jovens

qua, 13/05/2009 - 18h55 | Do Portal do Governo

Imagine 22 jovens disputando uma partida de futebol em um estádio oficial de São Paulo. Pense agora que esta partida ocorre minutos antes de um jogo do Campeonato Paulista. Todo adolescente sonharia em estar em uma partida desta, mas neste caso apenas os menores da Fundação CASA podem participar. É que ela faz parte do projeto da fundação, que procura tirar os adolescentes do cotidiano das Unidades de Internação e reintegrá-los por meio do esporte e aconteceu em fevereiro, antes do confronto entre Palmeiras e Guarani, no estádio Parque Antártica.

O futebol é apenas uma das modalidades esportivas utilizadas pela instituição para reintegrar os jovens ao convívio social. Por ano, cerca de 5 mil internos participam de atividades esportivas da entidade, seguindo um calendário esportivo anual que serve para todas as unidades. Ao todo são oito modalidades, além do futebol: futebol de campo, basquete, atletismo, vôlei, futsal, handebol, xadrez e tênis de mesa.

De acordo com Carlos Alberto Robles, gerente da área de educação física e esporte da Fundação CASA, as disputas são organizadas há pelo menos cinco anos. “Nossa meta era realizar campeonatos fora dos muros das unidades. Isso ajudou na descentralização da Fundação CASA porque o esporte ajudou a quebrar o preconceito da população, que aprovou o comportamento exemplar desses jovens durante as competições”, diz.

O Ginásio do Pacaembu recebe na sexta a fase final do IV Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA, que contou com a participação de 810 internos. Meninos das Unidades de Internação de Sertãozinho, Vila Leopoldina, Itaquera e Itapetininga disputam a taça da competição que começou em abril em Marília.

Fundação CASA

A Fundação CASA substituiu a antiga Febem em dezembro de 2006. A instituição não registra rebeliões ou motins há pelo menos cinco meses. Em 2007, foram três ocorrências, contra 28 em 2006 e 53 em 2005.

O sucesso da nova fórmula se deve à descentralização do atendimento com a construção de pequenas unidades no interior do Estado, projeto iniciado a partir de 2006 com o governador José Serra. Ao todo, há 39 novas unidades em funcionamento no interior e na Grande São Paulo – a meta é chegar a 57. Cada unidade tem capacidade para apenas 56 internos.

Algumas medidas utilizadas para a reintegração dos menores são a divisão conforme o grau de periculosidade, educação continuada, acompanhamento médico e psicológico. Neste período de mudanças, os funcionários da Fundação passaram por processos de capacitação, desenvolvidos por uma Escola de Formação e Capacitação criada pela CASA em 2006.

Da Fundação CASA