Estagiários do Acessa Escola se formam em curso de aperfeiçoamento

Paula Souza terá centro de pesquisa tecnológica de projetos para Etecs e Fatecs

qua, 30/09/2009 - 19h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação realizou nesta quarta-feira, 30, a formatura de mais de mil alunos da rede estadual que atuam como monitores do Programa Acessa Escola. Os estudantes receberam o certificado de conclusão no curso Aluno Monitor.

O curso foi implantado inicialmente nas escolas estaduais da capital onde funciona o Programa Acessa Escola, mas a iniciativa será expandida para as demais cidades paulistas. “É uma grande alegria ver tantos jovens reunidos num projeto tão importante”, revelou o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Microsoft, tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos de informática transmitidos aos jovens assim que são admitidos na função. Os alunos participam de aulas via Internet, nas quais são detalhadas desde o funcionamento do computador e das redes, manutenção técnica até a otimização do uso de softwares operacionais.

Além dos formandos, outros 13 participantes do Programa Acessa Escola foram homenageados por se destacarem na atividade. “O Acessa Escola será um marco na vida destes jovens. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para que eles consigam uma qualificação profissional”, afirma o secretário Paulo Renato.

Durante o evento, o secretário Paulo Renato também vai assinou um protocolo de intenções com a multinacional para dar continuidade à qualificação dos estudantes.

Acessa Escola

O Acessa Escola, projeto da Secretaria da Educação, mantém abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Atualmente, o Acessa Escola conta com mais de cinco mil estagiários, atuando em 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que o programa atinja 3.527 unidades em todo o Estado.

Em agosto, a Pasta realizou seleção para outras 2.303 vagas de monitores abertas, em diversas regiões do Estado. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O programa também oferece pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Centro de Inovação Acadêmico

Também na ocasião, o Centro Paula Souza anunciou o Centro de Inovação Acadêmico Centro Paula Souza – Microsoft. Trata-se de um laboratório, instalado na Etec do Parque da Juventude, que funcionará como local de pesquisa e desenvolvimento de soluções e tecnologias voltadas a processos de ensino e aprendizagem de interesse do Centro Paula Souza e escolas públicas do estado de São Paulo. 

O trabalho do Centro de Inovação ficará por conta de estudantes-estagiários sob a coordenação de professores da instituição. O Paula Souza será responsável pela escolha destes alunos e professores, assim como pela estrutura do laboratório e indicação dos projetos a serem desenvolvidos. Este será o primeiro laboratório público do País com este tipo de capacitação e produção tecnológica. “Neste Centro de Inovação, vamos ter além da capacitação de professores, a capacitação dos alunos que serão monitores e receberão, inclusive, uma bolsa”, disse o secretário do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Os produtos finais levarão valor ao dia-a-dia das aulas de Fatecs e Etecs, uma vez que envolverão tecnologias de ponta, produzidas por quem vive esse cotidiano e conhece suas necessidades.

A empresa Microsoft fornecerá gratuitamente os programas necessários para o funcionamento e os produtos e tecnologias voltadas à educação. Além disso, vai efetuar o pagamento das bolsas de estágio dos estudantes durante o primeiro ano de seu funcionamento. 

Atualmente, o Centro Paula Souza é responsável por 166 Escolas Técnicas e 47 Faculdades de Tecnologia. Sua sede será transferida para a Nova Luz, projeto de revitalização do centro da capital. Saiba mais a nova sede.

Da Secretaria de Desenvolvimento, da Educação e do Portal do Governo de São Paulo