Estado e municípios se unem para preservação da Cantareira

Entre as ações, estão o reforço de fiscalização e a criação de parques para visitação

qui, 28/05/2009 - 18h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem agora o apoio dos municípios que abrangem a região da Serra da Cantareira nas ações para garantir a preservação do ambiente. Os sete municípios são Arujá, Caieiras, Franco da Rocha, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e São Paulo.

Com o envolvimento das cidades no Plano de Proteção da Serra da Cantareira é possível melhor concretizar os trabalhos de conservação e proteção, como educação ambiental, recuperação florestal e criação de novas unidades de preservação.

O plano também contará com apoio aéreo, com dois sobrevoos mensais sobre a Serra da Cantareira e reforço da fiscalização por terra, com o aumento de viaturas da polícia ambiental.

Imagens de satélite vão definir os limites da mancha urbana e de remanescentes de vegetação. O uso do sistema de GPS, aliado às imagens, possibilitará a autuação dos responsáveis por desmatamentos ilegais.

Dentre as principais metas, está a de recuperar pelo menos 100 hectares de vegetação em cada município, e a criação de parques urbanos.

Serra da Cantareira

Todas as ações entre os municípios e o Estado pela preservação da área favorecem uma região considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, reconhecida pela Unesco.

É uma das maiores florestas urbanas do mundo e integra o Parque Estadual Serra da Cantareira, que funciona nos finais de semana e feriados e pode ser visitado por R$ 2,00, das 8h às 17h.

O próprio nome Cantareira foi adotado por conta da presença de tropeiros que, entre os séculos XVI e XVII, guardavam seus cântaros de água em móveis chamados “cantareiras”.

No final do século XIX, foi construída uma bomba para ajudar a abastecer a cidade e que hoje é mantida como um dos itens históricos do parque. A água é também um dos destaques do espaço, já que algumas trilhas passam por rios e cachoeiras.

Da Secretaria do Meio Ambiente