Espera por transplante de córnea cai 90% em dois anos no Estado

Tempo médio para fazer a cirurgia, que era de 204 dias em 2007, hoje é de 20

qua, 16/09/2009 - 19h02 | Do Portal do Governo

O tempo de espera para realização de transplante de córnea no Estado caiu 90,2% nos últimos dois anos. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria da Saúde com base nos dados da Central Estadual de Transplantes. 

As pessoas transplantadas em agosto deste ano aguardaram, em média, 20 dias para fazer a cirurgia. No mesmo período de 2007, o tempo foi de 204 dias (ou quase sete meses). Já os transplantados em agosto de 2008 aguardaram, em média, 123 dias para realizar a operação. 

O tempo varia conforme a região do Estado onde o paciente está inscrito. Na capital, região metropolitana e litoral, os transplantados em agosto deste ano aguardaram em média 12 dias para fazer a cirurgia. Na região de Campinas e Sorocaba, 9 dias. Já na área de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto foram 21 dias de espera, enquanto na região de Marília e Botucatu a espera foi de 40 dias. 

Há dois anos, a fila era de 5,2 meses na capital, Grande São Paulo e litoral. O tempo de espera era de 3,3 meses na região de Sorocaba e Campinas; 1,3 mês na área de Ribeirão Preto e Rio Preto e de 11,3 meses nas regiões de Marília e Botucatu. 

“Esse resultado é fruto do esforço dos Bancos de Olhos em aprimorar a captação de córneas em todo o Estado. Atualmente o número de pacientes inscritos na lista de espera é praticamente igual ao total de córneas captadas e distribuídas para transplante. Regra geral, não há mais fila”, afirma Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria. 

De janeiro a agosto deste ano foram realizados 3.995 transplantes de córnea no Estado, contra 4.125 no mesmo período do ano passado. O número é menor porque o total de pessoas que aguardam por um transplante vem diminuindo progressivamente. Atualmente a fila de pacientes ativos (aqueles considerados aptos a realizar a cirurgia) é de apenas 39 pessoas. 

Da Secretaria da Saúde