Emprega São Paulo aumenta chances de quem procura emprego

Programa atinge marca de mais de 30 mil vagas de trabalho oferecidas

seg, 29/06/2009 - 18h36 | Do Portal do Governo

O Mutirão do Emprego anunciou a marca recorde de mais de 30 mil vagas de trabalho oferecidas pelo Emprega São Paulo, site gratuito de oferta e busca de vagas de trabalho, no último sábado, 27. O evento, realizado no Poupatempo Sé na capital, foi acompanhado de perto pelo governador José Serra.

Durante o evento, os interessados puderam cadastrar seus currículos pessoalmente nos guichês do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Alguns funcionários da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) ajudaram no processo. Em parceria com os empregadores, a SERT ofereceu três auditórios em sua sede para que as empresas pudessem iniciar seus processos seletivos ainda no sábado. Ao todo, 32 mil vagas foram oferecidas – destas, pelo menos 10 mil já estão encaminhadas.

Quem quiser se candidatar a algumas das 30 mil vagas cadastradas pode ainda usar a internet. Basta acessar, de casa ou de lan houses, o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br. “O que a gente faz? Junta quem está procurando trabalho com quem está oferecendo vagas. Isso é feito pela internet, nos Poupatempos, nos Postos de Atendimento do Trabalhador. Assim o trabalhador viaja menos, quem viaja é a informação”, explicou o governador.

As vagas, distribuídas nas áreas de telemarketing, limpeza e supermercados, estão espalhadas por todo o Estado. “Fizemos um grande esforço para atrair um número maior de empregadores, já que temos um enorme banco de currículos. Temos em média 15 mil vagas ofertadas. Numa época de crise, o emprego é prioridade para o Governo de São Paulo”, ressaltou o secretário Guilherme Afif Domingos.

O Mutirão do Emprego acelera o encontro entre empresas que precisam de mão de obra e cidadãos que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. O evento é uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar mais empregadores a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo, que já possui mais de 1,5 milhão de currículos cadastrados em seu banco de dados.

Números

Os números do Emprega São Paulo o colocam como um grande portal público de oferta e busca de oportunidades de trabalho. O site entrou no ar em agosto de 2008, passou por fase de adaptação e foi lançado oficialmente pelo governador José Serra em 12 de novembro daquele ano. De agosto até agora, 1,5 milhão de candidatos e 87 mil empregadores se cadastraram. Neste mesmo período, foram ofertadas 589 mil vagas. Mais de 900 mil pessoas foram convocadas para participar de processos seletivos.

Gratuito

O Emprega São Paulo é uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet. Torna mais rápido e simples o encontro entre cidadãos desempregados ou à procura de uma nova oportunidade e empregadores de diferentes segmentos que precisam de mão de obra. Para utilizá-lo basta criar login e senha. O apoio aos usuários é feito pela central de atendimento (0800-770-7378).

O cruzamento das vagas ofertadas com os currículos cadastrados ocorre automaticamente. As convocações são feitas por e-mail ou mensagem SMS. Desde 1º de março deste ano, foram enviadas mais de 100 mil mensagens.

Para o secretário Guilherme Afif, “o Emprega São Paulo é uma ferramenta aberta, que evita filas e acelera a intermediação de mão de obra. A mensagem SMS é a melhor forma de localizar o candidato, já que fizemos uma pesquisa e constatamos que 92% da população têm celular.”

Ele define o programa como “a verdadeira democratização da oferta de mão de obra, que facilita o processo de seleção para quem precisa contratar e valoriza o profissional, já que mesmo sem estar desempregado pode continuar inscrito e ser informado se há outras vagas disponíveis para o seu perfil”.